Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira é dia de bruxaria quádrupla nos mercados europeus e norte-americanos, sendo um dia historicamente mais volátil, especialmente na última hora de negociação, com um elevado volume de transacções.

20 de Dezembro de 2019 às 07:30
  • ...
Bruxaria quádrupla traz volatilidade aos mercados

Hoje é dia de bruxaria quádrupla ("quadruple witching") nos mercados de ambos os lados do Atlântico. E quádrupla porque se dá o vencimento simultâneo de quatro contratos: futuros e opções sobre índices e sobre acções, tanto nos EUA como na Europa.

O nome do dia faz assim referência a estes quatro vencimentos e às bruxas. Mas porquê as bruxas? Os mercados têm o termo ‘witching hour’ (a hora da bruxa) que é a última hora de negociação da sessão bolsista. Uma vez que o vencimento destes quatro tipos de contratos exerce grande influência no desempenho do mercado, o termo é tido como adequado para a situação, já que essa "hora da bruxa" será um curto período em que quem pratica feitiçaria fica especialmente mais activo e poderoso. 

 

Assim sendo, este é um dia historicamente mais volátil, especialmente na última hora de negociação, com um elevado volume de transacções. Isto porque os investidores que precisam de fechar posições podem movimentar o mercado a qualquer preço, levando as cotações a oscilarem erraticamente.

 

O ‘quadruple witching’ ocorre quatro vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras dos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro.

 

Grupo EDP reage às novidades

O grupo EDP estará hoje a reagir a notícias divulgadas na quinta-feira. No que diz respeito à elétrica liderada por António Mexia, ontem soube-se que vai vender seis barragens à Engie por 2,2 mil milhões. O consócio liderado pela Engie foi o escolhido para ficar com os ativos de energia hidroelétrica da EDP.

 

Por outro lado, a EDP emitiu ontem um comunicado para alertar os investidores sobre o impacto da perda de competitividade das centrais a carvão. Este contexto vai ter um custo de 300 milhões de euros e um impacto de 200 milhões nos lucros.

 

Já no que diz respeito à EDP Renováveis, esta anunciou que vai avançar com 11 novos projetos eólicos na Polónia. A empresa liderada por Manso Neto vai reforçar a presença na Polónia para cumprir um contrato com o prazo de 15 anos.

 

Economia dos EUA deverá ter acelerado no terceiro trimestre

Os EUA deverão reportar esta sexta-feira um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,1% no terceiro trimestre do ano, de acordo com as estimativas dos economistas da agência Bloomberg. Já para o quarto trimestre do ano, as previsões apontam uma desaceleração.

 

Além da divulgação dos números da economia, os investidores estarão atentos aos dados do sentimento dos consumidores medido pela Universidade do Michigan.

 

Confiança do consumidor em foco na Zona Euro

O Eurostat divulga a primeira estimativa para a confiança dos consumidores na Zona Euro, em dezembro.

 

Ainda na Europa, destaque também para os números do PIB no Reino Unido (valores finais do terceiro trimestre) e para a balança comercial de outubro em Espanha, bem como para os dados da confiança dos consumidores e dos empresários em dezembro em Itália.

 

Plataformas de petróleo e gás em destaque nos EUA

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. 

 

Ontem as cotações do "ouro negro" negociaram em alta pela sexta sessão consecutiva, ainda à conta da quedas das reservas norte-americanas de crude na semana passada e também devido ao anúncio de que a China concordou em eliminar as taxas aduaneiras sobre seis produtos químicos e petrolíferos norte-americanos. Conforme explicou Pequim, a isenção durará um ano, a contar a partir de 26 de dezembro.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio