Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta terça-feira, a Benfica SAD deverá reagir ao facto de a sua administração ter considerado justo o preço da contrapartida na OPA lançada pela Sport Lisboa e Benfica SGPS. Já a Navigator deverá continuar a reagir em alta às notícias dos últimos dias, que agradaram aos investidores. Ainda por cá, a Vista Alegre estará a refletir na negociação as contas dos primeiros nove meses do ano.
A administração da Benfica SAD considerou na segunda-feira que a OPA parcial lançada pela Sport Lisboa e Benfica SGPS "é oportuna" e "a contrapartida é justificada", recomendando aos acionistas que aceitem a proposta. Além disso, a SAD reiterou que as ações continuarão cotadas em bolsa.
O comunicado na CMVM foi divulgado já depois do encerramento da praça lisboeta, pelo que as ações deverão estar a refletir esta notícia na sessão de hoje.
Vista Alegre reage às contas
As vendas da Vista Alegre aumentaram 32% entre os meses de janeiro e setembro deste ano, face ao mesmo período de 2018, fixando-se nos 84,2 milhões de euros, anunciou ontem, depois do fecho da bolsa nacional, a empresa do grupo Visabeira.
A fabricante portuguesa de Ílhavo, detentora de marcas como a tradicional Bordallo Pinheiro, reportou lucros de 3,8 milhões de euros durante os primeiros nove meses do ano, mais 5% do que em igual período do ano passado.
Navigator capitaliza boas notícias
A Navigator vai continuar a capitalizar a informação avançada ontem, perto do fecho da bolsa nacional, de que o Tribunal do Comércio Internacional dos Estados Unidos obrigou o Departamento do Comércio a reavaliar a taxa anti-dumping que é aplicada aos produtos exportados pela Navigator para os EUA.
Esta notícia e o anúncio feito na sexta-feira de que os acionistas da papeleira vão receber um dividendo extraordinário de quase 14 cêntimos, através da distribuição de reservas livres, impulsionaram a Navigator na sessão de ontem, tendo encerrado a subir 2,27% para os 3,60 euros por ação. Ainda na sexta-feira foi também avançado que o conselho de administração da empresa escolheu António Redondo para substituir João Castello Branco na presidência executiva.
Alibaba estreia-se em Hong Kong
A empresa chinesa Alibaba começou hoje a transacionar na bolsa de Hong Kong, que se assume como segundo mercado de negociação – uma vez que que Nova Iorque continua a ser a sua principal praça.
Esta estreia da Alibaba acontece numa altura em que Hong Kong está a ferro e fogo com os protestos pró-democracia.
Novos dados económicos em foco
Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta terça-feira os dados sobre o rendimento e as condições de vida em 2019.
Na Europa teremos a divulgação dos dados relativos à confiança dos consumidores para dezembro, na Alemanha, medida pela empresa de estudos de mercado GfK. Além disso, teremos dados sobre os preços da energia na União Europeia.
Nos Estados Unidos, o destaque vai para os números das vendas de casas novas em outubro e para a confiança do consumidor em novembro.