Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quinta-feira será a vez de a Semapa reportar os seus resultados dos primeiros nove meses do ano. Já a EDP, CTT e Sonae Indústria estarão a reagir às contas reportadas ontem depois do fecho da bolsa, ao passo que o BCE poderá estar a refletir em bolsa a melhoria de ‘outlook’ decidida pela Fitch.
Prossegue a época de divulgação de contas na bolsa portuguesa. Hoje será a vez de a Semapa reportar os números dos primeiros nove meses do ano após o encerramento da bolsa nacional. Na próxima semana mais nove cotadas farão o mesmo.
Durante a sessão, a EDP, CTT e Sonae Indústria estarão a reagir às contas reportadas ontem depois do fecho da praça lisboeta. Nos primeiros nove meses do ano, os lucros da EDP aumentaram 55% para 460 milhões de euros, os dos CTT duplicaram para 23 milhões de euros, e a Sonae Indústria passou de lucros para prejuízos de 4,2 milhões.
Por outro lado, a EDP Renováveis, que apresentou contas ontem de manhã e reagiu em alta ao longo do dia – fechou a subir 1,44% para 9,87 euros, depois de reportar que terminou os primeiros nove meses do ano com um resultado líquido de 342 milhões de euros, mais 197% do que os 115 milhões registados em igual período do ano passado – poderá estar a reagir ao anúncio feito na passada noite de que a proposta da "joint-venture" entre a EDPR e a Shell nos EUA, a Mayflower Wind Energy, foi a vencedora de um contrato eólico offshore em Massachusetts para o fornecimento de 804 megawatts de energia limpa.
Fitch melhora perspetiva do BCP
A agência de notação financeira Fitch melhorou ontem o "outlook" do Banco Comercial Português, de ‘estável’ para ‘positivo’, o que sinaliza uma possível melhoria do rating para breve.
A Fitch elevou ainda o rating da Caixa Geral de Depósitos em um nível, de BB para BB+, deixando a instituição comandada por Paulo Macedo a apenas um grau de entrar na categoria de investimento de qualidade. Além disso, emitiu um novo relatório para o Banco BPI, mas manteve o rating do banco liderado por Pablo Forero em BBB, com "outlook" estável.
Europa reage ao corte de juros da Fed
Tal como se esperava, o banco central norte-americano anunciou ontem um novo corte da taxa diretora, em mais 25 pontos base.
Os mercados europeus estarão a reagir na sessão desta quinta-feira. A redução dos juros, a terceira este ano, já estava contabilizada, mas o facto de o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, ter dito que a taxa diretora não volta a subir enquanto a inflação permanecer baixa nos EUA deu gás a Wall Street, podendo dar também um maior fôlego esta quinta-feira ao Velho Continente.
Evolução do PIB, inflação e desemprego na Zona Euro
O Eurostat vai apresentar esta quinta-feira os dados sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) na Zona Euro no terceiro trimestre deste ano, bem como a evolução do desemprego em setembro e da inflação em outubro nesta geografia.
Ainda na Europa, destaque também para os dados da inflação em Itália. Nos EUA teremos os números dos pedidos de subsídio de desemprego na semana passada.
Shell e Samsung mostram números, Apple e Facebook reagem às contas
A época de apresentação de contas prossegue um pouco por todo o mundo, destacando-se hoje as contas da Shell e da Samsung.
Por outro lado, a Apple e o Facebook estarão a reagir aos resultados divulgados ontem depois do fecho das bolsas em Wall Street. A empresa da maçã apresentou lucros e receitas no quarto trimestre que ficaram acima do esperado, e o "guidance" para o trimestre em curso animou o mercado. Também o Facebook superou as estimativas relativas ao resultado líquido e ao volume de negócios do seu terceiro trimestre fiscal.