Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quarta-feira a Sonae Indústria, Corticeira Amorim e EDP Renováveis divulgam os seus resultados do primeiro trimestre. Será também dia de as ações da EDPR entrarem em ex-dividendo. Lá fora, destaque para a nova ronda de negociações comerciais entre os EUA e a China.
Três cotadas da bolsa portuguesa divulgam esta quarta-feira os resultados do primeiro trimestre: EDP Renováveis (antes da abertura da bolsa, pelo que estará a reagir durante o dia aos números apresentados), Corticeira Amorim e Sonae Indústria (ambas depois do fecho da sessão).
Até agora já divulgaram os seus resultados trimestrais cinco cotadas do PSI-20: Jerónimo Martins, Galp Energia, CTT, Impresa e REN.
EDP Renováveis desconta dividendo
A EDP Renováveis entra hoje em ex-dividendo, o que significa que as ações detidas deixam de conferir direito à remuneração acionista já anunciada por conta dos resultados de 2018 e que começa a ser paga a partir de 10 de maio.
A empresa liderada por Manso Neto vai distribuir um dividendo ilíquido de 0,070 euros por ação. Na sessão de ontem encerrou a ceder 0,81% para 8,6 euros.
IGCP emite até 1.250 milhões em dívida
O IGCP, o instituto que gere a dívida portuguesa, anunciou que vai realizar um duplo leilão de obrigações do Tesouro, a 10 e a 15 anos.
O instituto liderado por Cristina Casalinho pretende encaixar entre 1.000 e 1.250 milhões de euros com a emissão de títulos com maturidade em 15 de junho de 2029 e 18 de abril de 2034.
Delegação chinesa nos EUA para nova ronda de negociações
Liu He, o representante comercial do presidente chinês, Xi Jinping, regressa esta quarta-feira a Washington para o que poderá ser uma ronda final de conversações comerciais.
A Casa Branca intensificou a pressão sobre a China, ao anunciar que a partir de sexta-feira os EUA irão impor tarifas aduaneiras adicionais sobre produtos chineses.
Novos dados económicos em foco
Hoje serão divulgados novos dados económicos um pouco por todo o mundo. Na Europa, destaque para a produção industrial na Alemanha, ao passo que na China teremos os dados do comércio.
No domínio da política monetária, o banco central do Brasil deverá manter a sua taxa diretora num mínimo histórico de 6,5% pela nona reunião consecutiva.
Relativamente às matérias-primas, há novos dados nos EUA. A Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.