Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta terça-feira, as ações da Galp e da Jerónimo Martins deixam de conferir direito ao dividendo que começa a ser pago a partir de 9 de maio. Lá fora, destaque para as previsões de primavera da Comissão Europeia, para os novos produtos da Google e para os resultados trimestrais da Lyft.
Esta terça-feira a Galp Energia e a Jerónimo Martins entram em ex-dividendo, o que significa que as ações detidas deixam de conferir direito à remuneração acionista já anunciada por conta dos resultados de 2018 e que começa a ser paga a partir de 9 de maio.
A petrolífera vai distribuir um dividendo ilíquido de 0,355 euros por ação e a retalhista dona do Pingo Doce vai pagar um valor bruto por ação de 0,325 euros.
Tarifas aduaneiras abalam mercados
A potencial escalada das tensões comerciais entre os EUA e a China mexeu negativamente com os mercados bolsistas e petrolíferos na sessão de segunda-feira e Wall Street não foi exceção. Só o Dow Jones perdeu, nos mínimos da sessão, o equivalente a três semanas de ganhos.
Numa altura em que está agendada uma nova ronda de negociações entre as duas maiores economias do mundo com vista a alcançar um acordo comercial, que se chegou a esperar para o início de maio, o presidente dos EUA surpreendeu no domingo com declarações sobre um aumento adicional das tarifas aduaneiras. E já a partir da próxima sexta-feira, 10 de maio. Com este anúncio de Donald Trump chegou-se a recear que a China desistisse de enviar a sua delegação a Washington, esta quarta-feira 8 de maio, mas Pequim mantém, pelo menos para já, a sua ideia de prosseguir as conversações.
Comissão Europeia publica estimativas para a economia
Esta terça-feira serão divulgadas novas previsões por parte da Comissão Europeia para a economia da União Europeia, bem como para o défice e dívida.
As novas estimativas – as chamadas previsões de primavera – surgem num momento em que se antecipa um abrandamento da economia global.
Google apresenta novos produtos
Arranca esta terça-feira a conferência da Google. A dona do motor de busca mais conhecido do mundo deverá apresentar novos produtos.
É esperado que a companhia empresa liderada por Sundar Pichai apresente novos telefones Pixel e o ecrã inteligente Nest.
Lyft reporta contas do primeiro trimestre
A norte-americana Lyft, que se estreou em bolsa no passado dia 29 de março, reporta hoje as contas do primeiro trimestre deste ano, números que são bastante aguardados pelos investidores.
A Lyft, rival da Uber que actua apenas nos Estados Unidos, estreou-se no passado dia 29 de março a um preço fixado em 72 dólares por ação, o que avaliou a empresa em 24,3 mil milhões de dólares. A empresa angariou 2,34 mil milhões de dólares na oferta pública inicial (IPO) e disse ter avaliado 32,5 milhões de ações (mais do que estava inicialmente a oferecer) em 72 dólares. Esse valor por ação definido no IPO foi suplantado no dia da estreia em bolsa, com a Lyft a disparar 21% para 87,24 dólares.