Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
As tréguas comerciais entre os EUA e a China, a escolha do primeiro-ministro para Itália e as declarações de responsáveis da Fed deverão marcar o ritmo dos mercados esta segunda-feira.
A perspectiva de uma guerra comercial entre a China e os Estados Unidos tem condicionado a evolução dos mercados nas últimas semanas, pelo que as tréguas anunciadas este fim-de-semana poderão representar boas noticias para as bolsas. O secretário de Estado do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, confirmou à Fox essa mesma decisão: "estamos a por em suspenso a guerra comercial. Neste momento, concordámos esperar para avançar com as novas tarifas". No sábado, Pequim e Washington declararam que vão continuar as negociações no âmbito das quais a China compromete-se a comprar mais energia e bens agrícolas aos Estados Unidos da América, para reduzir o défice comercial norte-americano com o país asiático, cifrado em 335 mil milhões de dólares.
Itália já sabe quem será o primeiro-ministro
Os desenvolvimentos relacionados com o novo governo em Itália também têm marcado o passo dos mercados, sobretudo nas bolsas europeias e no câmbio do euro face ao dólar. Esta segunda-feira os líderes do 5 Estrelas e da Liga vão dizer ao presidente de Itália quem escolheram para chefiar o Executivo. O nome ainda não é oficial, mas os media italianos adiantam que será Giuseppe Conte, um professor de direito da Universidade de Florença, de 54 anos, que é próximo do 5 Estrelas (partido mais votado nas eleições) e era já apontado para membro de um governo liderado por este partido.
Ibersol investe 42,5 milhões
A Ibersol inaugura hoje uma unidade de produção alimentar da Ibergourmet, em Vila do Conde, numa cerimónia em que serão assinados com o Estado dois contratos de concessão de benefícios a empresas do grupo relativos a um investimento agregado de 42,5 milhões de euros e a criação de 926 postos de trabalho. O maior investimento, estimado em 32 milhões de euros, será realizado pela sua subsidiária Iberking na abertura de 26 restaurantes da insígnia Burger King, prevendo a criação de 676 postos de trabalho.
CTT e EDP com mexidas no capital
Após o fecho da sessão de sexta-feira foram conhecidas duas alterações relevantes no capital da EDP e dos CTT. A alteração mais significativa ocorreu na eléctrica que está a ser alvo de uma oferta pública de aquisição, pois o seu segundo maior accionista reduziu a posição no capital, o que poderá ser entendido com um sinal de como está a avaliar a oferta. O fundo norte-americano Capital Group reduziu a sua posição de cerca de 12% para 9,973% na eléctrica portuguesa, abaixo do patamar de 10% do capital e direitos de voto na empresa, já depois do lançamento da OPA.
Já os CTT assistiram a um reforço de posição, já que o maior fundo soberano do mundo, o norueguês Norges Bank, reforçou no dia 17 de Maio a sua participação na cotada de 3,15% para 4,27%, tornando-se assim o terceiro maior accionista da empresa de correios.
Membros da Fed discursam
A semana arranca com o discurso de vários membros da Reserva Federal dos Estados Unidos, em eventos diferentes. O presidente da Fed de Filadélfia, Patrick Harker, estará presente num seminário financeiro em Nova Iorque. Já o presidente da Fed de Atlanta, Raphael Bostic, conduz o Atlanta Economics Club e o presidente da Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, discursa no Michigan. Palavras que os investidores vão seguir com atenção.