Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

No último dia em que os investidores portugueses podem subscrever a nova série de obrigações para o retalho, as atenções estarão também concentradas nas empresas de pasta e papel, que têm estado beneficiar de um dólar forte e a valorizar em bolsa. Arranca também a época natalícia com a tradicional Black Friday.

25 de Novembro de 2016 às 07:30
  • ...
Black Friday marca arranque da época natalícia

Depois da Acção de Graças, chegam os saldos e as bolsas norte-americanas reabrem. Hoje, os olhos estarão postos na chamada Black Friday, que se caracteriza pela oferta de grandes descontos nos preços praticados nas lojas, entre sexta-feira e domingo, e que marca o arranque da época natalícia - com grande destaque nos Estados Unidos. No ano passado, mais de 151 milhões de norte-americanos disseram ter ido às compras na Black Friday, tanto em lojas físicas como online, durante todo o fim-de-semana, segundo os dados da Federal do Retalho dos EUA. 



Papel vai continuar a valorizar?

As acções da Navigator e da Altri subiram mais de 3% na sessão de quinta-feira, sustentadas pela revisão em alta dos preços-alvo de ambas as cotadas por parte do Haitong. A casa de investimento justificou estas subidas dos "targets" com os sinais de que haverá uma menor oferta de pasta de papel nos primeiros seis meses de 2017 e também devido ao facto de o dólar continuar a valorizar, o que "ajuda os produtores de pasta europeus a anular o efeito dos preços da pasta mais baixos, já que têm a maior parte dos custos registados em euros enquanto o preço de venda é definido em dólares". Com efeito, as papeleiras e as exportadoras têm sido as principais beneficiadas na bolsa de Lisboa com um dólar mais forte.



Último dia para investidores subscreverem OTRV

O prazo de subscrição da nova série de obrigações para o retalho chega esta sexta-feira ao fim. Esta série Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) está a pagar uma taxa de 2%, abaixo dos 2,05% oferecidos na operação concluída em Agosto e dos 2,2% na estreia destes títulos, em Março. Ainda assim, o ambiente de taxas de juro historicamente baixas tem-se reflectido numa maior procura pelos produtos de poupança do Estado.



Investidores seguem dados económicos

Esta sexta-feira há mais indicadores económicos a serem divulgados. Na Europa, o destaque vai para o Reino Unido, que apresentará os dados preliminares relativos ao PIB do terceiro trimestre (o primeiro completo desde a decisão do Brexit, a 23 de Junho). Nos EUA, serão conhecidos os números do índice PMI para os serviços em Novembro, medidos pela Markit, que poderão confirmar a robustez da economia norte-americana, bem como os inventários do retalho em Outubro (dados preliminares).


Do lado empresarial, continuam a ser divulgados alguns resultados, nesta recta final de reporte das contas trimestrais. No dia de hoje, o destaque vai para a empresa de media Naspers.




Cereais e petróleo em destaque nas matérias-primas
O Departamento norte-americano da Agricultura (USDA) apresenta os dados relativos às vendas de colheitas agrícolas na semana passada. Ainda neste sector, são divulgados os dados semanais relativos às colheitas em Alberta, no Canadá. No mercado petrolífero, os investidores continuarão atentos à evolução dos preços, que têm estado a marcar uma forte volatilidade, com subidas e descidas expressivas, ao sabor da expectativa de um corte na oferta mundial, nomeadamente por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que no passado dia 28 de Setembro se comprometeu a implementar uma redução do tecto de produção do cartel.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio