Notícia
Fundador da Binance refugia-se no Dubai
Changpeng Zhao está a ser investigado em França por lavagem de dinheiro. Nos Estados Unidos é acusado de desviar dinheiro dos clientes
Changpeng Zhao, multimilionário e fundador da plataforma cripto, Binance, está confinado ao Dubai, com receio de poder vir a ser capturado pela justiça.
Em França, as autoridades judiciais estão a investigar a maior bolsa de criptomoedas do mundo por suposta lavagem de dinheiro.
Zhao, conta o site Semafor, divide tradicionalmente o seu tempo entre Dubai, Paris e outras cidades globais, inclusive no sudeste da Ásia, mas evita viajar para França desde que a investigação foi tornada pública há cerca de duas semanas.
Nos Estados Unidos, a SEC (polícia da bolsa) processou a Binance e Changpeng Zhao, acusando-os de enganar investidores e desviar fundos de clientes.
Os EUA e os Emirados Árabes Unidos não têm um tratado de extradição, mas a França e os Emirados Árabes Unidos têm um acordo desde 2007.
Um porta-voz da Binance, citado pelo Semafor, nega que Zhao se tenha escondido e diz que este tem uma casa na França que usa com frequência quando viaja em negócios. E garante que o regulador deste país considera que a Binance "cumpre todas as leis na França, assim como fazemos em todos os outros mercados".
Embora a Binance assegure que a sua sede vai mudando conforme as tendências de mercado, a realidade é que o centro de operações da plataforma está no Dubai desde março de 2022, conforme avança o site Coin Desk.