Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

FTX : Sam Bankman-Fried declara-se inocente das novas acusações de fraude e suborno

Ao todo, Sam Bankman-Fried enfrenta 13 acusações de fraude, suborno e violação das regras de doações políticas nos EUA.

Reuters
30 de Março de 2023 às 17:52
  • ...

O ex-CEO da colapsada plataforma cripto FTX declarou-se inocente das cinco novas acusações de que foi alvo por parte dos procuradores, que envolvem suborno de funcionários chineses, novos crimes de fraude e violação das normas que regem as doações políticas nos EUA.

Ao ser questionado pelo juíz do tribunal federal de Manhattan, Lewis Kaplan, se se considerava "culpado ou inocente", o ex-criptomilionário voltou a reafirmar a sua inocência, como já tinha feito com as restantes oito acusações.

Ao todo, Sam Bankman-Fried foi alvo de 13 acusações do Ministério Público norte-americano.

Entre as novas acusações consta a alegação de que o cofundador da plataforma cripto FTX terá subornado funcionários chineses com um envelope de mais de 40 milhões de dólares em criptomoedas, o equivalente a quase 37 milhões de euros ao câmbio atual.

O objetivo era que as autoridades chinesas descongelassem as contas da Alameda Research - o braço de investimento e "research" do império FTX -, as quais guardavam mais de mil milhões de dólares, o equivalente a cerca de 920 milhões de euros em criptomoedas.

Além deste alegado suborno, a nova lista dos procuradores nova-iorquinos conta com acusações relativas a violação das regras de doações a partidos políticos nos EUA, fraude bancária, lavagem de dinheiro, entre outras.

Durante toda a audiência - e à exceção dos momentos em que se declarou inocente - o ex-CEO da FTX manteve-se em silêncio, segundo a cadeia de televisão norte-americana CNBC.

Ao contrário de Sam Bankman-Fried, os seus pares - a ex-CEO da Alameda Research e ex-namorada de Bankman-Fried, Caroline Ellison, e o confundador da FTX, Gary Wang - consideraram-se culpados dos factos imputados e ofereceram-se para cooperar com os procuradores.


O julgamento do ex-CEO da FTX arranca no próximo dia 2 de outubro.

(Notícia atualizada às 18:23).

Ver comentários
Saber mais Sam Bankman-Fried FTX EUA crime lei e justiça crypto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio