Notícia
Juros dos cartões de crédito voltam a descer no próximo trimestre
As taxas de juro aplicadas nos cartões de crédito vão voltar a descer no último trimestre do ano, atingindo um novo mínimo.
As taxas de juro máximas que as instituições financeiras vão poder cobrar no crédito ao consumo vão sofrer poucas alterações no quarto trimestre, de acordo com a informação enviada pelo Banco de Portugal esta quinta-feira, 7 de Setembro.
No caso dos créditos pessoais para destinos como a educação, saúde ou energia, a taxa máxima que poderá ser aplicada manter-se-á nos 5,5%. Já nos outros créditos pessoais a taxa passará dos actuais 14,1% para os 13,8%.
No crédito automóvel, as taxas máximas permitidas nas operações de ALD ou locação financeira serão de 5,1%, no caso dos veículos novos, e de 6,3%, nos veículos usados, o que também corresponde a descidas face ao trimestre actual. Já no caso dos créditos com reserva de propriedade as taxas permanecerão nos 9,8% e nos 12,3% para veículos novos ou usados, respectivamente.
Os cartões de créditos e as facilidades de descoberto bancário voltam a registar uma descida, passando para uma taxa máxima de 16,1%, quando actualmente podem ascender a 16,4%. Cenário idêntico é o observado nas ultrapassagens de crédito. Estas taxas são as mais baixas desde que o Banco de Portugal passou a determinar as taxas máximas do crédito (2010).