A carregar o vídeo ...
Em direto Portugal Inspirador

Agricultura em debate em Évora

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos emprestam mais dinheiro às famílias e às empresas

As instituições financeiras emprestaram 3.780 milhões de euros às famílias e às empresas, em Outubro. Um montante que supera o financiado no mês anterior, revela o Banco de Portugal.

Bruno Simão
09 de Dezembro de 2015 às 13:47
  • ...

As famílias continuam a recorrer mais ao crédito, enquanto as instituições financeiras revelam mais abertura para conceder financiamento. Os bancos emprestaram 830 milhões de euros às famílias, em Outubro. Mais do que os 806 milhões de euros financiados um mês antes, segundo os dados publicados pelo Banco de Portugal, esta quarta-feira.

Apenas no segmento do crédito à habitação se verificou uma ligeira quebra: o montante de novas operações ascendeu a 368 milhões de euros, menos do que os 376 milhões de euros emprestados em Setembro. No acumulado dos primeiros dez meses do ano, o crédito para a compra de casa totalizou 3.131 milhões de euros.


Já no crédito ao consumo as novas operações ascenderam a 291 milhões de euros, superando os 263 milhões de euros do mês anterior. E nos empréstimos para outros fins os bancos financiaram 171 milhões de euros, mais do que os 167 milhões de euros emprestados um mês antes.


Quanto às empresas, a tendência foi também de crescimento, tanto nas operações até um milhão de euros, como acima deste valor. Os bancos emprestaram 2.950 milhões de euros às empresas, em Outubro, mais do que os 2.531 milhões de euros financiados em Setembro. Deste montante, 1.585 milhões de euros foram solicitados para operações até um milhão de euros. Já as operações acima de um milhão de euros totalizaram 1.365 milhões de euros.


No total, entre famílias e empresas, os bancos emprestaram 3.780 milhões de euros, o montante mais elevado desde Julho. Um mês antes, o novo financiamento tinha ascendido a 3.337 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais bancos instituições financeiras crédito empréstimos empresas famílias habitação consumo outros fins Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio