Notícia
Crédito ao consumo atinge valor mais elevado desde 2013
Os portugueses pediram mais crédito ao consumo, em Outubro, revelam os dados do Banco de Portugal. No acumulado, foram mais de 474 milhões de euros.
Pelo segundo mês consecutivo, o montante de novas operações de crédito ao consumo aumentou em Outubro. Foram emprestados cerca de 474,5 milhões de euros, revelou o Banco de Portugal, esta terça-feira. Este valor é o mais elevado do ano e também o mais expressivo desde que o supervisor começou a publicar estes dados em Janeiro de 2013.
Deste montante, quase metade, ou 43,5% foi destinado aos créditos pessoais sem finalidade específica. Foram mais de 206 milhões de euros, o que representa também um máximo desde o início de 2013. Face a Setembro, este destino de financiamento cresceu 16,5%.
O financiamento automóvel continua também a ter um peso importante no crédito ao consumo e a justificar o aumento das novas operações. Para a compra de carro, foram solicitados 174,1 milhões de euros, mais de um terço do total de crédito ao consumo. Face a Setembro, o crédito automóvel aumentou 13%.
No que diz respeito ao crédito pessoal para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos foram concedidos 5,3 milhões de euros, mais 12% do que um mês antes.
E também nos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto as novas operações aumentaram. Ascenderam a 88,8 milhões de euros, o que significou um aumento de 14% face a Setembro.
No acumulado dos primeiros dez meses do ano, as instituições financeiras concederam 4,07 mil milhões de euros em empréstimos ao consumo. Face ao período homólogo, os empréstimos concedidos por bancos e financeiras aumentaram mais de 21%.