Notícia
Todos os clientes da bolsa de bitcoins roubada perdem 36%
Hackers roubaram 71 milhões de dólares da Bitfinex. Todos os clientes vão sofrer perdas mas, sendo que em compensação podem receber acções da empresa.
A Bitfinex anunciou este fim-de-semana que decidiu penalizar os depósitos de todos os clientes da bolsa de bitcoins em 36%, devido ao roubo que afectou a bolsa de moeda virtual em 71 milhões de dólares.
"Depois de muito pensamento, análise e consultas, chegamos à conclusão que as perdas devem ser generalizadas por todas as contas e activos", refere uma nota da bolsa de bitcoins, revelando em troca, em cada carteira será creditada um ‘token’ para que fique registada a perda agora assumida.
Será este token que mais tarde poderá ser utilizado para os clientes serem reembolsados pela perda, ou então receberem acções da empresa que controla a Bitfinex.
Este anúncio da plataforma de negociação de moeda virtual surge depois de terem desaparecido 71 milhões de dólares (64 milhões de euros) em bitcoins da bolsa de moedas digitais Bitfinex em Hong Kong.
O mercado gostou da forma como a Bitfinex decidiu resolver este problema. A bitcoin subiu para 594 dólares, depois de durante a semana ter desvalorizado 12% para 577,23 dólares.
Desapareceram quase 120 mil bitcoins das contas dos utilizadores e a bolsa comunicou o roubo às autoridades, estando a cooperar com diversas companhias tecnológicas que estão a tentar encontrar as moedas roubadas.
A Bitfinex é a maior bolsa mundial de conversão de dólares em bitcoins e é conhecida na comunidade da moeda digital pela sua grande liquidez.
Uma das dúvidas que permanece é se o roubo foi efectuado por alguém de dentro da companhia, ou se piratas informáticos conseguiram aceder ao sistema.
A comunidade da moeda digital em Hong Kong volta assim a estar sob os holofotes depois de no ano passado um esquema na empresa de negociação Mycoin ter burlado os investidores em 387 milhões de dólares. A Mycoin fechou portas depois deste escândalo.