Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rublo consegue melhor retoma num ano. Moscovo prepara novos estímulos

O banco central decidiu, numa reunião de emergência, subir os juros para travar a queda livre do rublo. Vladimir Putin estará também a planear a reintrodução de controlos de capital.

O alívio da inflação foi a justificação do BCR para cortar taxas de juro.
Getty Images
  • 2
  • ...

A subida dos juros pelo banco central da Rússia conseguiu o objetivo fortalecer o rublo. A divisa russa registou a melhor semana face ao dólar desde julho do ano passado, pondo termo a quatro semanas de depreciação. Moscovo estará a preparar novas medidas de estímulo.

A moeda valorizou 6,5% contra o par norte-americano para 93,75 rublos por cada dólar. Face ao yuan chinês registou um aumento de 7,2% e contra o euro de 6,5%. O renovado impulso está relacionado com a subida nas taxas de juro.

Numa reunião de emergência após a moeda russa ter atingido o valor mais baixo face ao dólar norte-americano desde a invasão à Ucrânia, o banco central da Rússia aumentou na passada terça-feira a taxa de juro de referência em 3,5 pontos percentuais para 12%.

"Na segunda metade de agosto, as medidas anunciadas deverão manter o rublo na parte inferior do atual intervalo ou até mais baixo", antecipam os analistas do Rosbank, apontando para uma "anormal" negociação entre os 92 e os 102. "No entanto, a falta de especificidades vai manter os mercados nervosos, com o risco de nova pressão sobre o rublo", dizem, numa nota citada pela Bloomberg.

O banco central já tinha decretado controlos de capitais para estabilizar o valor da moeda, que caiu para 130 rublos por dólar depois de terem sido impostas sanções por parte dos países ocidentais à Rússia por causa da guerra, em fevereiro de 2022.

Contudo, a tendência de queda tem-se mantido e a moeda, que já perdeu mais de um terço do valor este ano, quebrou a barreira dos 100 rublos por dólar na segunda-feira. A par das medidas do banco central, Vladimir Putin estará também a planear a reintrodução de controlos de capital.

De acordo com uma proposta do ministério das Finanças russo, a que o Financial Times teve acesso, a ideia incluir obrigar grandes exportadores a converterem 80% dos divisas estrangeiras que detêm em rublos para aumentar a procura pela moeda.

Outras medidas incluem banir pagamentos de dividendos internacionais ou extensão de reembolsos, cancelamento de subsídios às importações, limitação de contratos de "swap" sobre as moedas ou a redução da quantidade de moeda estrangeira que as empresas podem tirar do país, acrescenta o jornal.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio