Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nove em cada dez moedas de dois euros têm "cara" estrangeira

Um estudo do Banco de Portugal concluiu que as moedas com "cara" estrangeira a circular no país têm vindo a aumentar desde 2004. Nas moedas de dois euros, o grosso das divisas tem "selo" estrangeiro.

Bloomberg
10 de Maio de 2016 às 13:17
  • ...

Há mais moedas de face estrangeira a circular em Portugal do que moedas nacionais. Mais de metade das moedas são provenientes de outros países do euro, sendo esta diferença mais evidente nos valores mais elevados. Nas moedas de dois euros, nove em cada dez moedas em circulação são estrangeiras.


As moedas estrangeiras representam 52,4% das moedas a circular em Portugal, segundo números divulgados pelo Banco de Portugal, divulgados esta terça-feira, 10 de Maio. A divisa onde o peso dos estrangeiros é maior é nas moedas de dois euros. Apenas 12,8% das moedas têm face nacional.


Segundo o mesmo relatório, o peso das moedas com "cara" estrangeira no país têm vindo a aumentar nos últimos anos. "Desde 2004, tem-se assistido, nas denominações de dois euros a dez cêntimos, ao aumento do peso da moeda de face estrangeira, em detrimento da moeda de face nacional, que ascendeu, em 2015, a 66,4 por cento, mais 2,4 pontos percentuais do que em 2014", adianta o Banco de Portugal.


No mesmo estudo, em que analisou 18.400 moedas em circulação, entre Julho e Dezembro de 2015, o Banco de Portugal concluiu que entre as moedas estrangeiras com maior representação no mercado português o destaque vai para as espanholas, seguidas pelas moedas com selo francês e alemão.


Ao contrário das moedas mais valiosas, nas de valores mais baixos predomina a "bandeira" portuguesa. Nas moedas de cinco, dois e um cêntimos, 70,8% das moedas tem face nacional.

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal moedas euro circulação cambial estrangeiros face
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio