Notícia
China leva yuan à maior valorização da última década
O Banco Popular da China levou a moeda do país a disparar. Foi mesmo o melhor desempenho em mais de uma década, depois de o presidente da instituição ter decretado em entrevista o apoio à estabilização do yuan.
Após vários meses de desvalorizações, o yuan disparou na sessão desta segunda-feira, 15 de Fevereiro. A moeda chinesa disparou 1,20% face à congénere norte-americana, naquele que é o melhor desempenho diário desde 2005. Um claro apoio do Banco Popular da China, depois de o próprio presidente da instituição ter sinalizado que esse era o objectivo no curto prazo.
A maior valorização desde Julho de 2005. Assim foi o arranque da semana para a cotação "onshore" do yuan, que disparou 1,20% face ao dólar. A congénere norte-americana vale agora 6,4941 yuans. Um desempenho muito positivo da taxa de câmbio que é definida pela instituição monetária da China, após as desvalorizações registadas nos últimos meses.
A decisão do Banco Popular da China de impulsionar a moeda nacional surge depois de, no sábado 13 de Fevereiro, ter sido publicada uma entrevista ao seu Governador. Zhou Xiaochuan quebrou o longo silêncio, afirmando que não há qualquer razão para uma continuada desvalorização do yuan. O responsável pela política monetária da segunda maior economia mundial fez também questão de reiterar o seu objectivo.
"A tendência será para depender cada vez mais da decisão do mercado acerca do nível da moeda e para alcançar uma taxa de câmbio mais flexível", disse Zhou Xiaochuan, citado pelo Financial Times. E acrescentou que não há que temer a queda das reservas cambiais, apesar de terem registado em Janeiro a segunda maior queda mensal desde que há registos.