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Telesp Celular com recomendação de «strong buy»
A Warburg Dillon Read, elevou a sua recomendação da Telesp Celular Participações (TCP), operadora móvel do grupo Portugal Telecom no Estado de São Paulo, de «buy» para «strong buy», estimando um...
De acordo com a Warburg Dillon Read, esta revisão em alta é explicada pelo facto do preço das acções não reflectir totalmente os benefícios da reestruturação que a empresa vai encetar e do seu potencial de crescimento. «A estratégia de mercado que recentemente foi revista, parece colocar a empresa no caminho certo para o crescimento, apesar de se esperar uma margem mais fraca para 2000» explicam os especialistas e com base nas novas perspectivas, estima-se que a TCP transaccione com EV/EBDITA de 9,7 para 2001, versus as médias asiáticas e europeias de 12,3 e 19,8, respectivamente.
A nova estratégia de mercado tem em conta um novo operador na banda c ou no sistema de comunicações pessoais, o PCS, que contribuirá para a descida dos preços e para o aumento da competição no Estado de São Paulo. Esta é uma estratégia muito mais agressiva, tendo a empresa já recolhido 517.000 subscritores no último trimestre de 1999, esperando-se que alcance os 4,1 milhões no final deste ano e que chegue aos 5,5 milhões em 2001. A taxa de penetração no mercado de São Paulo será segundo as estimativas da Warburg de 22%, 31% e 38% para respectivamente os anos de 2000, 2001 e 2002.
Segundo os mesmos especialistas a operadora do grupo presidido por Murteira Nabo continuará a dominar o mercado nos próximos anos, com 53%, 49% e 47% de quota de mercado em 2000, 2001 e 2002. Os seus concorrentes directos são o BCP, na àrea metropolitana de São Paulo e a Tess no interior do Estado. No entanto, a PCS, que agora só detém 2% do mercado está a posicionar-se no mercado podendo conseguir os 10% de quota de mercado em 2007.
A TCP viu aumentado o número de aderentes aos pacotes pré-pagos que foram lançados no passado ano, o «Peg & Fale» e o «Baby». Para os próximos tempos espera-se que 80% a 85% dos novos aderentes sejam através de novos pacotes pré-pagos que estão a ser preparados.
Por outro lado, a empresa tem também a ganhar com a compra de 100% do Zip.Net, o terceiro maior portal brasileiro, pela PT Multimedia (empresa subsidiária da portugal Telecom), visto que a própria TCP é uma subsidiária da Portugal Telecom. A TCP está ligada de várias formas à Internet, nomeadamente com a oferta do serviço de e-mail, e o novo Click-Fone banking o que traduz os primeiros passos da empresa no WAP (wireless application protocol).