Notícia
Salomon retira PT do seu «portfolio» modelo
A Schroder Salomon Smith Barney (SSSB) retirou a Portugal Telecom do seu «portfolio» modelo para a Europa, refere a corretora num estudo sobre o mercado accionista europeu datado de hoje.
A SSSB tinha incluído a PT no seu «portfolio» modelo para a Europa no passado dia 6 de Janeiro, tendo justificado essa decisão dado «a PT transaccionar com os múltiplos mais baixos do sector». Nesse dia a empresa liderada por Murteira Nabo subiu 7,98%.
No estudo de hoje, a SSSB apenas refere que a saída da PT «reflecte as alterações nas recomendações dos seus analistas e a recente estratégia de ponderação dos diversos sectores».
A Telecom Itália Mobile é a outra operadora europeia que foi retirada do «portfolio» da SSSB. Apesar de retirar duas operadoras, a SSSB decidiu passar a incluir quatro novas empresas de telecomunicações: Cable & Wireless, Energis, Telecom Itália e Telefónica.
A SSSB decidiu ainda retirar, do seu «portfolio» modelo, a companhia de seguros AXA, a petrolífera Total Fina, a farmacêutica Roche e a Nokia, passando a incluir a Sage Group, a suiça Novartis e a Nycomed Amersham.
A SSSB recomenda aumentar a ponderação das carteiras dos investidores nas empresas de telecomunicações, em detrimento das petrolíferas.
A PT encerrou a ganhar 1,13% para os 11,63 euros (2.331 escudos).