Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo Martins cai 2,5% após resultados abaixo do esperado

Os títulos da retalhista já chegaram a perder quase 3% para mínimos de duas semanas, depois de a retalhista ter ficado abaixo do esperado pelos analistas nos resultados do quarto trimestre. O Haitong cortou o preço-alvo para 16,20 euros.

Miguel Baltazar/Negócios
23 de Fevereiro de 2017 às 10:31
  • ...

Pela terceira sessão consecutiva, as acções da Jerónimo Martins estão em terreno negativo, com uma descida de 2,38% para 15,815 euros. Os títulos já chegaram a perder um máximo de 2,87% para 16,125 euros – o valor mais baixo desde 8 de Fevereiro – depois de a retalhista ter apresentado resultados que ficaram abaixo do esperado pelos analistas.

 

Após o fecho da sessão de ontem, a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos revelou que os seus lucros cresceram 78% para 593 milhões de euros em 2016, um período em que o EBITDA aumentou 7,8%, para 862 milhões de euros e as vendas subiram 6,5% para 14.622 milhões de euros. Considerando apenas o quarto trimestre do ano, os lucros foram de 93 milhões de euros.

 

"O resultado líquido ficou 9 milhões de euros abaixo das nossas estimativas no quarto trimestre", nota o BPI numa nota de análise, acrescentando, porém, que os dados conhecidos não deverão ter um impacto significativo nas suas estimativas e avaliação. Os analistas do BPI mantêm a recomendação "neutral" e o preço-alvo de 17 euros.

 

Também o CaixaBI destaca que "o resultado líquido no quarto trimestre foi inferior em 18,5% à nossa estimativa de 113 milhões de euros", sobretudo devido ao registo de um custo não recorrente de 17 milhões de euros e a um custo com impostos cerca de 6 milhões de euros acima do esperado.

 

Ainda assim, a unidade de investimento da CGD, refere que os dados relativos às vendas de 2016 "já haviam confirmado o momento positivo ao nível do crescimento de receitas, sobretudo no que se refere à Biedronka (Polónia), o que continua a suportar a melhoria da rentabilidade da empresa". "Deste modo, não se verificaram surpresas relevantes ao nível operacional neste conjunto de resultados, com o EBITDA totalmente alinhado com a nossa estimativa", acrescentam.

 

Já os analistas do Haitong decidiram cortar o preço-alvo para as acções em 60 cêntimos para 16,20 euros, depois de terem reduzido as suas estimativas para os lucros por acção para o período entre 2017 e 2020 em cerca de 6%. A nova avaliação confere um potencial de subida de 2,4%, tendo em conta a cotação actual.

 

No entanto, os analistas referem que o EBITDA relativo ao quarto trimestre ficou "em linha com as estimativas".

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Jerónimo Martins lucros resultados BPI CaixaBI Haitong research
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio