Notícia
CaixaBI: Lucros da Mota-Engil deverão ficar nos 18 milhões de euros
A Mota-Engil vai divulgar os resultados referentes ao primeiro semestre do ano na quinta-feira, dia 29 de Agosto, e segundo as estimativas dos analistas do CaixaBI, a empresa irá atingir um crescimento homólogo das vendas de 12%, fruto do bom desempenho da empresa em África e na América Latina, o que, ainda assim, deverá deixar os lucros inalterados nos 18 milhões de euros.
Os analistas do CaixaBI decidiram manter inalterados a recomendação de “comprar”, bem como o preço-alvo de 2,80 euros para os títulos da Mota-Engil. A decisão de não alterar as perspectivas para a construtora está associada à previsão dos resultados para o primeiro semestre do ano, onde os analistas esperam um aumento das vendas de 12% para 1,086 mil milhões de euros, com o mercado em África e na América Latina a compensar a queda de 9% registada na Europa.
Também para o EBITDA os analistas esperam uma evolução semelhante à das vendas, de 11% para os 87 milhões de euros, apesar de a margem gerada pela América Latina poder vir a diminuir, de 11,7% para 9,8%, quando comparada com o mesmo período do ano passado, em parte graças a custos associados ao início das operações no Brasil e na Colômbia.
O aumento dos custos financeiros e os impostos mais elevados poderão levar a uma variação nula do resultado líquido. Os lucros deverão assim ficar nos 18 milhões de euros, o mesmo valor registado no primeiro semestre de 2012. No caso da dívida líquida, esta poderá situar-se nos 1,16 mil milhões de euros no final dos primeiros seis meses do ano.
Os analistas acreditam que os valores que serão publicado pela Mota-Engil irão revelar, cada vez mais, crescimentos adicionais de vendas e de EBITDA. Segundo os analistas do CaixaBI, os mercado africano e latino-americano deverão representar 54% do volume de negócio da empresa no primeiro semestre, mais 11 pontos percentuais, que no período homólogo.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.