Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: EDP mantém política de dividendo "interessante". Desalavancagem preocupa

Os analistas do BPI defendem que o nível elevado de endividamento da EDP e os riscos macroeconómicos justificam alguma cautela. O preço-alvo e a recomendação permaneceram inalterados.

António Mexia, EDP. Eleito melhor presidente executivo da Europa no sector das ‘utilities’ (água, gás, electricidade)
01 de Fevereiro de 2016 às 12:59
  • 3
  • ...

A EDP mantém uma política de remuneração accionista "interessante", apesar dos atrasos no processo de desalavancagem da eléctrica, referem os analistas do BPI. Numa nota em que manteve o preço-alvo inalterado em 3,35 euros e a recomendação em "neutral", o BPI adianta, porém, que o ambiente de incerteza económica na Ibéria justifica alguma cautela.

"A EDP apresenta uma política de dividendo interessante, risco operacional inferior ao sector e um portefófio de geração competitivo, ao mesmo tempo que a dinâmica de resultados negativa parece estar a acabar", explicam os analistas do BPI.

Apesar destes aspectos positivos, os especialistas argumentam que a "relativamente elevada alavancagem, associada à rentabilidade esticada na Ibéria e aos riscos macroeconómicos justificam alguma cautela".

A EDP é uma das empresas portuguesas mais endividadas do mercado nacional. A eléctrica tem vindo a demonstrar esforços para diminuir a sua alavancagem, mas o BPI vê alguns "atrasos" neste processo. Os analistas lembram que "depois de ter arrecadado 1,7 mil milhões de dólares com os negócios com a China Three Gorges vemos poucas fontes de ‘cash-flow’ ‘extra’".

No ano passado, a empresa, que apresenta os resultados anuais no próximo dia 3 de Março, reforçou que pretende que a dívida líquida do grupo fique abaixo dos 17 mil milhões de euros no final de 2015.

"A acção corrigiu 10% desde os máximos de Novembro de 2015 e oferece agora um potencial fundamental de 7%, justificando a nossa recomendação de 'neutral'", rematam os analistas.

As acções seguem a avançar 0,25% para 3,225 euros.

Ver comentários
Saber mais BPI EDP bolsa acções research analistas desalavancagem remuneração dividendo dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio