Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: Petróleo no Alentejo pode dar até 1,10 euros às acções da Galp

Confirmando-se as estimativas da Galp e da Eni para o volume potencialmente recuperável de petróleo na bacia do Alentejo, a avaliação da Galp poderá subir até 7% face ao valor de fecho de sexta-feira.

Sara Matos
Rita Faria afaria@negocios.pt 16 de Abril de 2018 às 11:20

O BPI antecipa que a perfuração de petróleo na bacia marítima do Alentejo pode traduzir-se num aumento até 1,10 euros na avaliação da Galp, o que representa um acréscimo de 7% face ao valor de fecho da passada sexta-feira.

O Expresso avançou este fim-de-semana que os estudos do consórcio formado pela Galp e pela Eni indicam que a região terá um volume potencialmente recuperável de petróleo entre 1.000 milhões e 1.500 milhões de barris, recursos equivalentes a 11 a 17 anos de consumo nacional. A mesma publicação adianta ainda que o primeiro furo, a 46 quilómetros de Aljezur, será feito no final do ano.

Numa nota de análise, o BPI refere que "se assumirmos que estes são recursos recuperáveis, um NPV [valor actual líquido] de cinco dólares por barril e uma janela temporal de sete anos, atingimos um acréscimo entre 0,80 e 1,10 euros para as acções da Galp", o que significa uma subida de 5 a 7% face ao valor de fecho de sexta-feira (15,835 euros).

Se, por outro lado, os números mencionados são recursos potenciais e assumirmos uma taxa de recuperação de 60%, o NPV traduzir-se-á num acréscimo entre 0,40 e 0,70 euros às acções, ou um aumento de 3 a 4% face ao valor de fecho da última sessão, acrescentam os analistas.

As acções da Galp fecharam a sessão de sexta-feira a descer 2,10% para 15,835 euros, estando agora a descer 0,32% para 15,785 euros, quase 1,2% acima do preço-alvo de 15,60 atribuído pelo BPI. A recomendação para as acções é "neutral".

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais Galp petróleo research BPI acções
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio