Notícia
BESI sobe avaliação da Ibersol em 33%
O BESI reviu em alta o preço-alvo para as acções da Ibersol para os 11,20 euros. O aumento foi de 33% face aos anteriores 8,40 euros. Face a esta nova avaliação, as acções têm margem para valorizar 30,2%.
O BESI melhorou o “target” da empresa ao ter prolongado o seu horizonte temporal para o final de 2014 e ao ter descido a taxa de desconto para a Península Ibérica, pelo menor risco dos países. O banco de investimento reiterou a recomendação de “comprar” para as acções da empresa.
“Na nossa opinião, a Ibersol é uma boa forma de estar exposto ao nascimento da recuperação no consumo das famílias na Península Ibérica, combinada com a exposição a mercados emergentes (Angola), onde o consumo de ‘fast food’ está apenas a começar”, explicam os analistas Inês Duarte Silva e Nuno Estácio.
Além disso, o BESI sublinha que os resultados do quatro trimestre do ano passado revelaram mais crescimento no mercado ibérico e podem ser um “aquecimento” para aquele que será um “ano de crescimento para a empresa”. Com base nos números da companhia, o banco considera a avaliação da Ibersol “bastante atractiva”.
Na antecipação dos números do primeiro trimestre deste ano, o BESI antecipa um conjunto de resultados “positivo”, em linha com as mesmas tendências do trimestre anterior.
Contudo, os especialistas destacam dois “temas quentes” que vão marcar os números: Março tem uma base homóloga comparável “difícil” uma vez que este ano a Páscoa foi em Abril; as margens brutas terão “piorado ligeiramente”, uma vez que a empresa já destacou a conjuntura “difícil” dos preços em Espanha devido às promoções.
O banco melhorou “ligeiramente a margem EBITDA para 2014-15 devido à maior diluição dos custos”, embora espere que “as margens brutas na Península Ibérica sofram o impacto negativo das promoções”, referem os analistas Inês Duarte Silva e Nuno Estácio.
As acções da Ibersol seguem a valorizar 1,18% para os 8,60 euros.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.