Notícia
EDP começa a pagar dividendo a partir de 17 de Maio
Os dividendos da EDP, no valor de 19 cêntimos por acção, vão começar a ser distribuídos a partir de 17 de Maio, pelo que as acções da eléctrica entram em ex-dividendo no dia 15.
A EDP anunciou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que o dividendo bruto de 19 cêntimos por acção, aprovado na assembleia-geral de accionistas no passado dia 19 de Abril, estará a pagamento a partir de 17 de Maio (quarta-feira).
Assim, o último dia em que as acções da eléctrica comandada por António Mexia conferem direito ao dividendo é sexta-feira, 12 de Maio, sendo que à remuneração corresponde um dividendo líquido de 13,7 cêntimos (tendo em conta pagamento de uma taxa de IRS de 28%).
Recorde-se que a remuneração accionista aumentou de 18,5 para 19 cêntimos por acção, sendo o primeiro aumento de dividendo desde 2012 e constituindo uma subida de 3% face ao valor unitário distribuído ano passado.
A EDP reportou um aumento de 5% nos lucros anuais de 2016, para 961 milhões de euros, pelo que os dividendos correspondem a 72% do resultado líquido do ano passado (695 milhões de euros).
No passado dia 17 de Abril, a EDP entregou o pedido de registo da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A eléctrica tinha de entregar o pedido de registo da OPA até esa segunda-feira e cumpriu com o calendário, conforme apurou o Negócios.
A EDP encerrou a sessão desta segunda-feira, 24 de Abril, a somar 2,27% para 3,114 euros por acção.
Tendo em conta a cotação de fecho de hoje, ao dividendo proposto corresponde uma rendibilidade ("dividend yield") de 6,10%.