Notícia
Zon Optimus dispara 7,5% após resultados e plano estratégico
Acções da operadora liderada por Miguel Almeida chegaram a valorizar 7,5% após ter apresentado os resultados de 2013. Os números do último trimestre reflectem o ambiente competitivo no mercado residencial, mas as poupanças decorrentes da fusão deverão começar a ter efeitos no próximo trimestre.
As acções da Zon Optimus estão a subir 6,99% para 5,554 euros e chegaram a disparar 7,69% para 5,59 euros, esta manhã, na sequência da divulgação dos resultados de 2013 na quinta-feira após o fecho da sessão e num dia em que está a apresentar o plano estratégico da empresa.
As contas do último ano tiveram um impacto “amplamente neutral” na avalição do Millennium Ib para a tecnológica. Os números relativos ao quarto trimestre reflectem “um trimestre adverso para a Zon Optimus”, lê-se na nota do Crédit Suisse.
As receitas da operadora caíram 3,7% face ao último trimestre de 2012 e o resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) diminuiu 7,5%, com a margem do EBITDA a cair 1,4 pontos percentuais para 33,2%.
O BES Investimento explica que os resultados da Zon Optimus espelham as consequências da actual política competição “agressiva” nos preços da oferta triple-play, que concentra as ofertas de televisão, Internet e telefone fixo. Contudo, o banco continua “convencido de que a empresa está em muito boa posição para aproveitar a sua forte vantagem competitiva”, segundo a nota de análise publicada esta manhã.
Já o Crédit Suisse concorda que o mercado residencial está a tornar-se “menos benigno” em Portugal devido à competição mais agressiva das três operadoras nacionais. A Vodafone viu-se obrigada a defender quota de mercado no móvel, depois de a Zon Optimus e a Portugal Telecom terem introduzido as respectivas ofertas convergentes com os serviços de Internet, televisão, telefone fixo e telemóvel.
“Os benefícios da redução de custos devem começar a fazer efeito no próximo trimestre” lê-se na nota do Crédit Suisse, assinada pelo analista Francisco Sanches.A cotada reviu a estimativa de sinergias em alta para 800 milhões de euros.
A empresa está a migrar os clientes para a plataforma de fibra óptica do grupo, o que deverá reduzir “imediatamente” os custos associados ao aluguer das linhas à Vodafone. Desta forma, a empresa irá conseguir compensar a deterioração das receitas que se verifica no período pós-fusão.
O Millennium IB nota que a Zon Optimus anunciou ter chegado às 300 mil unidades geradoras de receita na sua oferta convergente que junta televisão, Internet, telefone fixo e telefone móvel. Para o banco, o número de clientes é 60 mil. Em media cada pacote quad-play conta com 5,1 serviços dos serviços incluídos no Zon 4i, explica a analista Alexandra Delgado.