Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street sem direcção definida em dia de "bruxaria quádrupla"

As principais bolsas norte-americanas abriram sem tendência marcada, com o Dow Jones e o S&P 500 a subirem ligeiramente e o Nasdaq Composite a ceder terreno.

A carregar o vídeo ...
S&P Rally on Track for Best Week in Two Months
19 de Dezembro de 2014 às 14:49
  • ...

O Dow Jones segue a subir 0,15% para 17.804,40 pontos e o Standard & Poor’s 500 soma 0,1% para 2.063,74 pontos, a caminho do maior ganho semanal desde Outubro. Na quarta e na quinta-feira, o S&P 500 valorizou 4,5%, a maior subida em duas sessões consecutivas desde Novembro de 2011.

 

O tecnológico Nasdaq Composite, por seu lado, recua 0,03% para 4.746,96 pontos.

 

A negociação em bolsa pode ser bastante volátil na sessão desta sexta-feira, devido a ser dia da chamada "bruxaria quádrupla" (quadruple witching), altura em que se dá o vencimento simultâneo de quatro contratos: futuros e opções sobre índices e acções, tanto nos EUA como na Europa. O nome do dia faz referência aos quatro vencimentos e às bruxas.

 

E porquê a referência às bruxas? Os mercados têm o termo ‘witching hour’, que é a última hora de negociação da sessão bolsista. Diz a lenda que a hora da bruxa é um curto período em que quem pratica bruxaria fica especialmente mais activo e poderoso. Uma vez que o vencimento destes quatro tipos de contratos exerce grande influência no desempenho do mercado, o termo é tido como adequado para a situação. O ‘quadruple witching’ ocorre quatro vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras dos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro.

 

Na quarta-feira, 17 de Dezembro, a Fed disse que será paciente quanto ao momento em que subirá os juros, o que deixou os investidores satisfeitos e levou a uma recuperação dos índices do outro lado do Atlântico.

 

O banco central norte-americano destacou as melhorias no mercado laboral, mas a inflação – que continua abaixo dos objectivos da Fed – continua a ser uma preocupação, pelo que vai manter os juros de referência em torno de zero durante "um período considerável de tempo".

Ver comentários
Saber mais Wall Street bolsa S&P 500 Dow Jones Nasdaq Composite
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio