Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Wall Street em alta apesar de impasse na Grécia

As bolsas americanas iniciaram a sessão em alta, apesar do impasse das negociações entre Atenas e os credores. A contribuir para a subida dos índices está a Fed, com as perspectivas a apontarem para que a autoridade mantenha os juros por mais tempo.

Bloomberg
David Santiago dsantiago@negocios.pt 17 de Junho de 2015 às 14:43

O índice Dow Jones iniciou a sessão desta quarta-feira, 17 de Junho, a avançar 0,29% para 17.957,1 pontos, acompanhado pelo tecnológico Nasdaq Composite que abriu a sessão a subir 0,28% para 5.069,46 pontos.

 

Também o Standard & Poor’s 500 começou a sessão a somar 0,3% para 2.102,69 pontos.

 

Há muito que do outro lado do Atlântico surgiram reacções sobre a possibilidade de a Grécia sair do euro. O próprio presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já instou as partes envolvidas nas negociações a fazerem tudo o possível para se possa alcançar um acordo final.

 

Perante o extremar de posições verificado nos últimos dias, com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a afirmar esta quarta-feira que o Executivo helénico está preparado para dizer um "grande não" à eventual adopção de mais políticas de austeridade no país, os mercados começam a reflectir os receios de contágio.

 

Apesar do agudizar da crise nas negociações, esta terça-feira a chanceler Angela Merkel tentou colocar alguma água na fervura, assegurando que tudo fará para ultrapassar o impasse que se prolonga pelo menos desde Fevereiro passado.

 

No entanto, hoje termina a reunião mensal de dois dias da Reserva Federal. Os investidores norte-americanos aguardam por novidades quanto à data que a instituição liderada por Janet Yellen irá escolher para decretar um aumento dos juros. Os dados económicos revelados mais recentemente parecem demonstrar que a economia norte-americana continua a recuperar, apesar de a criação de emprego não estar ainda nos níveis desejados. 

O mercado antecipa que a instituição liderada por Janet Yellen irá assumir uma trajectória lenta no que concerne a uma mudança de política monetária.

A apoiar os ganhos de Wall Street está a Whiting Petroleum que abriu a somar 2,61% para 36,12 dólares, e da Transocean que iniciou a sessão a ganhar 1,63% para 17,8465 dólares, numa altura em que a valorização do preço do petróleo já permitiu à matéria-prima registar a maior subida da última semana. O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 1,82% para 61,06 dólares por barril.

 

Em sentido oposto, a Adobe Systems recua 1,28% para 78,92 dólares depois de as perspectivas de vendas no terceiro trimestre apresentadas pela empresa terem ficado aquém das estimativas dos economistas consultados pela agência Bloomberg. 


(Notícia actualizada às 14h52)

Ver comentários
Saber mais Standard & Poor's 500 Nasdaq Dow Jones Alexis Tsipras Janet Yellen Reserva Federal Angela Merkel Adobe Systems Whiting Petroleum WTI Transocean
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio