Notícia
Wall Street abre em queda a corrigir ganhos recentes
As bolsas norte-americanas abriram em queda ligeira, apesar dos Senadores norte-americanos estarem próximos de encontrar uma solução para o impasse político que originou a paralisação parcial do governo federal norte-americano.
As bolsas norte-americanas abriram a negociar em terreno negativo. O índice Dow Jones iniciou a sessão a cair 0,09% e o índice Nasdaq abriu a sessão igualmente a perder 0,09%. Os índices estão, assim, a corrigir, parte dos ganhos das últimas sessões numa altura em que parece estar mais próxima uma solução para o impasse orçamental dos EUA.
Se uma solução não for encontrada que permita alargar o tecto da dívida pública norte-americana, os Estados Unidos podem entrar em incumprimento a 17 de Outubro, ou seja, dentro de dois dias.
O impasse já dura desde 1 de Outubro. Durante o fim-de-semana as negociações para pôr fim a este impasse passaram para o Senado. Ontem, os líderes dos Republicanos e dos Democratas, deste órgão governamental, chegaram a um entendimento – ao qual os membros do partido Republicano e do partido Democrata têm de dar ainda o seu aval. Este acordo, escreve o “The New York Times” permite, caso seja aprovado por todas as instâncias, que o Governo federal volte a funcionar até ao dia 15 de Janeiro de 2014 e que o limite ao endividamento fosse aumentado até ao dia 7 de Fevereiro de 2014.Em contraponto, os legisladores comprometem-se a finalizar as negociações para um orçamento a longo prazo até meados de Dezembro.
O Citigroup cai 1,3%, um comportamento que pode ser motivado pelo facto de os seus resultados trimestrais terem ficado aquém do esperado pelos analistas. Já a Coca-Cola sobe 1,2%, numa altura em que as vendas na América do Norte sobem.
A Apple, que anunciou ontem que contratou Angela Ahrendts, CEO da Burberry para ocupar o cargo, que vai ser criado, de vice-presidente com a responsabilidade da “supervisão da direcção estratégica, expansão e operações de retalho e das lojas online”, abriu a valorizar 0.42%.