Notícia
Wall Street fecha mista mas tecnológicas levam S&P 500 e Nasdaq a máximos de fecho
O único dos três principais índices que fechou em queda foi o industrial Dow Jones, que recuou de valores recorde alcançados na sexta-feira. A Super Micro Computer disparou mais de 28%.
Apesar de ter encerrado a primeira sessão de dezembro sem um rumo definido, Wall Street conseguiu dar novos máximos de fecho ao S&P 500 e ao Nasdaq Composite, à boleia de uma valorização do setor tecnológico. Os "traders" continuam a aguardar por novos dados económicos para reposicionar as suas carteiras de investimento, com todos os olhos postos na criação de emprego de novembro.
O S&P 500 encerrou a sessão a valorizar 0,24% para 6.047,15 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq Composite cresceu 0,97% para 19.403,95 pontos. Ambos atingiram máximos intradiários de 6.053,58 pontos e 19.436,92 pontos, respetivamente. Em contraciclo, o industrial Dow Jones recuou 0,29% para 44.782,00 pontos, depois de ter ultrapassado os 45 mil pontos pela primeira vez na última sessão.
No final da semana, os mercados vão estar atentos aos dados da criação de emprego referentes ao mês de novembro, um importante indicador para medir o pulso ao mercado laboral norte-americano. Os dados vão permitir reavaliar o futuro da política monetária do país, numa altura em que os investidores veem uma probabilidade de cerca de 65% da Reserva Federal (Fed) dos EUA cortar as taxas de juro em 25 pontos base – o que contrasta com os 83% de há um mês.
"O mercado está num período sazonalmente forte e está a conseguir crescer", começa por afirmar Rick Meckler, da Cherry Lane Investments, à Reuters. "É uma altura difícil para as pessoas saírem, mas, da mesma forma, não prevejo um final de ano explosivo. Há demasiada incerteza quanto ao rumo que estamos a tomar e ninguém sabe ao certo qual é o plano económico com a nova administração", remata.
Entre as principais movimentações de mercado, a Intel recuou 0,50% para 23,93 dólares, depois de o CEO da empresa, Pat Gelsinger, ter renunciado ao cargo, numa altura em que a fabricante de "chips" não está a conseguir acompanhar as suas rivais no mercado dos semicondutores de inteligência artificial. Por sua vez, a Super Micro Computer disparou 28,68% para 42 dólares, depois da fabricante de servidores de inteligência artificial ter iniciado a procura de um novo diretor financeiro com base nas recomendações feitas por um comité especial formado para analisar as práticas contabilísticas da empresa.
Todas as "Sete Magníficas" terminaram a sessão desta sexta-feira no verde, com a Tesla a liderar os ganhos deste seleto grupo de tecnológicas. A empresa liderada por Elon Musk registou acréscimos de 3,46% para 357,09 dólares, depois de a corretora Stifel ter quase duplicado o preço-alvo da empresa de 287 para 411 dólares.