Notícia
Wall Street em terreno misto à espera de direcção
As principais bolsas dos Estados Unidos encerraram mistas, sem oscilações expressivas, à espera de encontrar um rumo mais definido, isto a dois dias de Donald Trump tomar posse como o novo presidente norte-americano.
O índice industrial Dow Jones fechou a ceder 0,11% para 19.804,72 pontos, a ser pressionado sobretudo pelo mau desempenho da United Health.
Por seu lado, o tecnológico Nasdaq Composite avançou 0,31% para se fixar nos 5.555,65 pontos.
Também o Standard & Poor’s 500 conseguiu ganhar terreno, ao somar 0,10% para 2.271,00 pontos.
Do lado dos ganhos, destaque para a fabricante de aço Nucor, que valorizou 3,7%, e para a Fastenal – que vende porcas, parafusos e outro equipamento – que registou uma subida de 5,8% depois de apresentar resultados trimestrais acima do esperado.
Nas perdas, as retalhistas, que ontem estiveram em alta, inverteram hoje para o vermelho: a Target caiu 5,8%, a Dollar Tree cedeu 2,8% e a Macy’s recuou 1,5%.
Esta quarta-feira, a Reserva Federal norte-americana publicou o seu Livro Bege, que se baseia em sondagens económicas levadas a cabo pelos bancos regionais da Fed em todo o país e que é publicado oito vezes por ano, abrangendo 12 regiões distritais.
O Livro Bege revela que a indústria está de boa saúde no país, tendo esse factor e a melhoria do mercado de trabalho e o aumento dos investimentos no sector privado sido determinantes para a Fed subir juros no mês passado.
O contexto de optimismo empresarial tem levado a uma subida moderada da inflação do outro lado do Atlântico.