Notícia
Tecnológicas lideram subidas dos índices asiáticos
As principais Bolsas asiáticas encerraram a ganhar, com as empresas ligadas ao sector das novas tecnologias a liderarem as valorizações. O Nikkei avançou 0,49% e o Hang Seng subiu 1,36%.
O Nikkei, principal índice da Bolsa de Tóquio, terminou a sessão a marcar 12.322,16 pontos, enquanto o Hang Seng, da praça de Homg Kong, estava nos 14.156 pontos.
Em Hong Kong, a operadora China Mobile ganhou 4,18%, enqanto o grupo financeiro HSBC recuou 0,97% e a Hutchison Whampoa, que detém interesses no sector das telecomunicações, perdeu 0,56%.
Na Bolsa nipónica, a Kyocera, fabricante de «chips», progrediu 4,73%, enquanto a Fuji Photo Film, que produz material fotográfico, registou uma valorização de 6,10%.
A perda de valor do iene nos mercados cambiais poderá beneficiar as exportações de equipamentos e componentes electrónicos por parte das empresas japonesas.
Na sexta-feira, o iene desceu 1,34% face ao dólar e recuou 1,81% relativamente ao euro, com a moeda nipónica a ser prejudicada pela decisão do Banco do Japão (BoJ), que baixou a sua principal taxa de juro dos 0,25% para os 0,15, na tentativa de impulsionar a economia daquele país.