Notícia
Semapa e Nos impulsionam PSI-20 na abertura
A bolsa nacional está a negociar em terreno positivo pela segunda sessão consecutiva, acompanhando o optimismo da Europa. A Semapa dispara mais de 3% após subida do "target" pelo CaixaBI, impulsionando os ganhos.
A bolsa nacional abriu em alta esta terça-feira, 4 de Outubro, pela segunda sessão consecutiva, com o PSI-20 a ganhar 0,3% para 4.612,89 pontos.
Na Europa, a tendência é igualmente positiva, com os principais índices a negociarem no verde pela sexta sessão consecutiva.
No plano nacional, a Semapa, a Nos e a Sonae são as cotadas que mais impulsionam o PSI-20. A empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira valoriza 3,75% para 11,75 euros, depois de o CaixaBI ter subido em 7,6% o "target" para as acções, de 17,10 para 18,40 euros.
"A nossa avaliação da Semapa é sobretudo sustentada (97% do valor bruto do activo) pela avaliação que atribuímos à The Navigator Company [ex-Portucel, que viu o ‘target’ ser revisto em baixa pelo CaixaBI, em Julho passado, de 4,80 para 4,60 euros], na qual usámos o nosso valor justo e não o valor de mercado", sublinha o "research" a que o Negócios teve acesso.
O restante da avaliação da Semapa – que detém 69% da Navigator –, acrescentam os analistas do CaixaBI, "está essencialmente relacionado com a sua actividade no cimento e com a evolução da situação da dívida líquida nesse segmento e ao nível da holding".
A Nos ganha 0,55% para 6,051 euros e a Sonae soma 1,45% para 70,1 euros.
Na banca, o BCP valoriza 0,65% para 1,56 cêntimos e o BPI desliza 0,18% para 1,127 euros, depois de ter sido conhecido que há um novo interessado na compra do Novo Banco, o grupo China Minsheng.
Como noticia o Negócios esta terça-feira, Sing Wang, líder do grupo de Hong Kong chegou no fim-de-semana a Lisboa, onde deverá reunir-se com o Banco de Portugal e a gestão do Novo Banco.