Notícia
Sector do turismo trava perdas na bolsa
O índice do sector de turismo e lazer regista perdas muito ligeiras em bolsa, depois de ter liderado as quedas na sessão anterior, marcada pelos ataques em Bruxelas.
As acções do sector turístico e de lazer estão a registar perdas ligeiras no seguimento dos ataques em Bruxelas, travando o ritmo da desvalorização registada na sessão anterior. O índice Stoxx 600 Travel and Leisure, que reúne as principais cotadas do sector na Europa, cai ligeiros 0,03% para 237,63 pontos.
O índice encerrou a cair 1,76% para 237,71 pontos, na sessão de terça-feira, depois de ter chegado a perder 2,99%. Este foi um dos sectores mais penalizados em bolsa, na sequência dos ataques no aeroporto e metro de Bruxelas. Acumula assim uma desvalorização de 1,8% nestas duas sessões. Esta semana perde 2,2%, uma vez que a tendência de queda era já anterior. O índice caiu 0,44% na segunda-feira.
A Thomas Cook, que encerrou a cair mais de 3% na terça-feira, penalizada também pela apresentação de estimativas de reservas para este Verão inferiores ao ano passado, lidera os ganhos, com uma subida de 2,71% para 90,95 pences. As companhias aéreas Ryanair e Lufthansa avançam 1,57% para 13,60 euros e 1,42% para 14,33 euros respectivamente.
As bolsas europeias estão a avançar após dois dias de perdas. O Stoxx 600 valoriza 0,38% para 341,48 pontos. A praça alemã lidera os ganhos com uma subida de 0,93%. Pela negativa destaca-se o PSI-20 que perde 0,81%.
"É reconfortante que os investidores consigam focar-se nos resultados, na economia global e na acção dos bancos centrais", diz Ben Kumar, à Bloomberg. "A tragédia de ontem atingiu a Europa, mas os mercados conseguiram digeri-la com alguma resiliência", analisa o gestor da Seven Investment Management.