Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Saudi Aramco começa a negociar em bolsa dia 11 de dezembro

Depois de ter protagonizado a maior oferta pública inicial (IPO) da história, a petrolífera estatal saudita anunciou agora que vai começar a negociar na próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro, na bolsa de Riade.

Reuters
  • ...
O Saudi Stock Exchange anunciou que a petrolífera Saudi Aramco vai começar a negociar na bolsa de Riade a partir da próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro, depois de ontem a petrolífera saudita ter protagonizado a maior oferta pública de aquisição da história. 

Na sua estreia em bolsa, vai haver um leilão para fixar o preço da empresa, 30 minutos antes da abertura oficial. 



Ontem, ao fim do dia, a Saudi Aramco encaixou 25,6 mil milhões de dólares (23 mil milhões de euros) na oferta pública inicial (IPO), o que faz desta operação a maior entrada de sempre em bolsa, já que supera o IPO em que a chinesa Alibaba assegurou, em 2014, um encaixe de 25 mil milhões de dólares.
Esta operação bolsista avaliou o conjunto da petrolífera em 1,7 biliões de dólares, o que faz da Saudi Aramco a mais valiosa produtora de crude mundial. A empresa era já a maior e mais rentável do mundo. Mesmo assim, este valor fica aquém dos 2 biliões de dólares em que assentou a primeira avaliação feita pelo reino saudita.

A Saudi Aramco colocou 1,5% do seu capital social, 0,5% destinados a compradores particulares e 1% dirigidos a investidores institucionais. Para abrir o apetite dos investidores, a Saudi Aramco anunciou pretender pagar um dividendo aos acionistas no valor de 75 mil milhões de dólares. 
Ver comentários
Saber mais Saudi Aramco Riade IPO Saudi Stock Exchang bolsa estreia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio