Notícia
Resultados da Google superiores ao esperado dão impulso ao Nasdaq
As principais bolsas norte-americanas abriram em terreno positivo, com destaque para o tecnológico Nasdaq Composite, que está a ser animado pelos bons resultados trimestrais da Google. O Dow Jones cede ligeiramente, limitado pela queda da Exxon Mobil.
O Standard & Poor’s 500 segue a somar 0,1% para 2.126,82 pontos neste início de jornada, a caminho do melhor ganho semanal em quatro meses. Já o Dow Jones cede ligeiramente, para 18.095,50 pontos, pressionado sobretudo pela Exxon Mobil e pela Coca-Cola.
Por seu lado, o índice tecnológico Nasdaq Composite, que no passado dia 19 de Junho marcou o primeiro máximo histórico em 15 anos, continua a ganhar balanço depois de ontem, 16 de Julho, ter marcado o nível mais alto de sempre num fecho de sessão, ao encerrar a subir 1,26% para 5.163,18 pontos. O máximo histórico, por seu turno, está nos 5.164,36 pontos e foi atingido no dia 24 de Junho.
Na abertura desta sexta-feira, o Nasdaq manteve a tendência altista. Se ontem esteve a ser sustentado sobretudo pelos bons resultados trimestrais da Netflix, hoje são os resultados da Google que estão a animar a negociação do índice tecnológico. A empresa liderada por Larry Page segue a disparar 12,84% para 654,30 dólares.
A Google reportou, após o fecho da bolsa na sessão de quinta-feira, um resultado líquido de 3,93 mil milhões de dólares no segundo trimestre, contra 3,35 mil milhões um ano antes. Sem contabilizar itens extraordinários, os lucros ascenderam a 6,99 dólares por acção, quando os analistas projectavam 6,53 dólares por acção.
Já as receitas, excluindo vendas transitadas para "sites" parceiros, aumentaram 13% face ao período homólogo do ano passado, para 14,4 mil milhões de dólares, anunciou a empresa. A média estimada pelos analistas inquiridos pela Bloomberg apontava para 14,3 mil milhões de dólares.
A contribuir para o bom desempenho em Wall Street estão também os menores receios em torno de Atenas. Na madrugada desta quinta-feira o parlamento helénico aprovou as primeiras medidas de austeridade negociadas entre o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e as instituições credoras – abrindo assim caminho a um financiamento-ponte e a um posterior terceiro pacote de resgate – e esta sexta-feira o parlamento alemão aprovou as negociações, o que tem estado a animar a negociação bolsista também do outro lado do Atlântico.