Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Queda de mais de 5% da Galp leva PSI ao vermelho

A petrolífera penalizou o índice de referência nacional, pressionada pela descida do petróleo. Retalho também desceu, enquanto os ganhos expressivos do BCP e da Mota-Engil travaram maiores perdas.

A época de resultados na bolsa de Lisboa arranca na próxima segunda-feira, dia 12 de fevereiro, com o pontapé de saída da Galp Energia.
Vítor Mota
  • 6
  • ...

Depois de três sessões consecutivas em alta, o principal índice nacional encerrou esta quinta-feira em baixa.  

O índice PSI perdeu 0,33% para 6.771,33 pontos, com 10 cotadas em queda, quatro em alta e duas inalteradas, a Greenvolt e a EDP Renováveis.

Isto num dia em que os principais índices europeus valorizaram mais de 1%, com o índice de referência do Velho Continente, o Stoxx 600, a fechar em máximos históricos.

As cotadas europeias mais expostas à China beneficiaram das medidas de estímulo anunciadas pelo governo do país.

A registar a maior queda esteve a Galp, que desvalorizou 5,11% para 16,235 euros, num dia em que o setor de petróleo e gás, onde se insere a empresa portuguesa, foi penalizado por uma forte queda dos preços do crude.

A Corticeira Amorim e os CTT registaram perdas de mais de 1%, com quedas de 1,45% para 8,85 euros e 1,12% para 4,42 euros, respetivamente.

O retalho também penalizou o índice, com a Jerónimo Martins e a Sonae a recuarem 0,68% e 0,32%, respetivamente.

A Ibersol, no dia em que apresenta resultados, seguiu a tendência dominante, ao perder 0,55% para 7,20 euros.  

O BCP e a Mota-Engil ajudaram a travar maiores perdas. O banco acelerou 2,92% para 0,4163 e a construtora liderou os ganhos com uma valorização de 3,82% para 2,610 euros.  

Ainda do lado dos ganhos, a EDP valorizou 0,25% para 4,074 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio