Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 vive melhor sessão em 6 meses com BCP e Galp a subirem mais de 5%

A bolsa lisboeta liderou os ganhos na Europa, numa sessão marcada por valorizações expressivas dos pesos-pesados da praça nacional.

A ORES estreia-se em bolsa, sendo a primeira SIGI admitida à negociação em Portugal desde a criação do regime no ano passado.
22 de Setembro de 2021 às 16:41
  • ...
A bolsa de Lisboa terminou a sessão com uma valorização superior a 2%, o melhor desempenho entre as pares europeias e a subida mais elevada do índice português em mais de seis meses. A determinar este comportamento estiveram os disparos da Galp e do BCP.

O índice PSI-20 terminou a sessão desta quarta-feira a subir 2,22%, com 16 ações em alta, duas em queda e uma inalterada. Desde 11 de março, quando avançou 2,31%, que o PSI-20 não registava uma valorização tão expressiva.

Lisboa esteve a acompanhar o sentimento positivo que dominou a negociação no Velho Continente. O índice europeu Stoxx 600 subiu cerca de 1%, com a generalidade das bolsas do Velho Continente a negociarem à volta deste nível de valorizações, num momento em que os investidores aguardam o desfecho da reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos e as preocupações em torno da situação financeira da Evergrande registaram um alívio, depois do gigante chinês ter chegado a acordo com um obrigacionista para evitar uma situação de incumprimento.

Por cá, a Galp Energia foi a estrela da sessão. A petrolífera escalou 6,01% para 8,786 euros, a melhor sessão desde novembro do ano passado, isto apesar das críticas do Governo à empresa, no caso da refinaria de Matosinhos. António Costa volta a apontar o dedo à Galp sobre o encerramento da refinaria em Matosinhos, num artigo de opinião publicado esta quarta-feira no jornal Público. Costa pretende "esclarecer o que agora disse e que decorre diretamente do que afirmei como primeiro-ministro em maio aquando da Cimeira Social no Porto".

Ainda no setor da energia, a EDP subiu 2,65% para 4,65 euros, enquanto a EDP Renováveis avançou 0,9% para 22,40 euros.

No setor financeiro, o BCP escalou 5,32% para 0,1307 euros, num dia de fortes ganhos no setor europeu. O índice para a banca do Stoxx 600 subiu mais de 3%. 

Para as empresas industriais, a sessão foi também de ganhos. A papeleira Altri valorizou 3,42% para 5,445 euros, enquanto a Navigator ganhou 2,49% para 3,05 euros.

Corticeira Amorim e Semapa foram as exceções nos ganhos, com as empresas a desvalorizarem 0,69% e 0,34%, respeitivamente. 

Fora do PSI-20, a Martifer, que ontem chegou a escalar perto de 11% para máximos de sete anos, a reagir a um novo contrato em frança, esteve a aliviar. As ações caíram 3,89% para 0,84 euros.


Ver comentários
Saber mais bolsa PSI-20 ações Jerónimo Martins Grupo EDP BCP Galp Fed
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio