Notícia
PSI-20 valoriza três meses consecutivos pela primeira vez em dois anos
A bolsa nacional fechou o mês de Abril com um saldo acumulado positivo, atingindo assim uma série de três meses consecutivos a valorizar, o melhor ciclo do PSI-20 desde o início de 2015.
Apesar de ter fechado a sessão desta sexta-feira, 28 de Abril, em queda (-0,16%), o PSI-20 encerrou Abril com uma valorização mensal de 0,52%. O saldo acumulado de ganhos conseguidos em Abril, soma-se às valorizações já conseguidas em Fevereiro (+3,86%) e em Março (+7,74%) e que elevam para três o número de meses consecutivos de valorizações da bolsa nacional.
É o melhor ciclo da praça lisboeta desde o início de 2015, período em que o PSI-20 registou quatro meses (de Janeiro a Abril) em terreno positivo. Tal como a bolsa lisboeta, também o índice de referência europeu Stoxx 600 chega ao final de Abril com três meses consecutivos em alta.
Para a valorização verificada em Abril, foi decisivo o ganho semanal de 3,22% da semana que agora termina, e que interrompeu uma série de três semanas seguidas em que o principal índice nacional acumulou perdas. Desde o início deste ano, com três meses a ganhar valor e com as perdas de Janeiro, o PSI-20 acumula uma valorização de 7,59%.
Em Abril foi a Mota-Engil (+32,61%), o BCP (+10,34%) e a Corticeira Amorim (+10,15%) que obtiveram os melhores desempenhos em bolsa, tendo em contrapartida sido a Pharol (-37,57%) a cotada com pior registo.
A performance da Mota-Engil aconteceu numa altura em que a construtora se mostra mais optimista relativamente ao mercado português, isto depois de em 2016 ter observado uma diminuição do volume de negócios doméstico. Na quinta-feira a cotada transaccionou em máximos de Novembro de 2015 após ter anunciado o pagamento de um dividendo de 13 cêntimos por acção referente ao exercício de 2016.