Notícia
PIB dos EUA e estímulos no Japão animam Wall Street
Os mercados accionistas do outro lado do Atlântico abriram em terreno positivo, animadas pelos estímulos monetários do Banco do Japão e pelo crescimento da economia dos EUA em linha com as expectativas.
O Dow Jones segue a ganhar 0,30% para 16.117,90 pontos, e o Standard & Poor’s 500 soma 0,3% para 1.899 pontos.
O índice tecnológico Nasdaq Composite, por seu lado, valoriza 0,13%, para se fixar nos 4.512,35 pontos.
Entre as tecnológicas em destaque estão a Amazon, pelo lado negativo, e a Microsoft, do lado dos ganhos, depois de ambas terem ontem reportado os seus resultados trimestrais.
A Amazon, que ontem chegou a afundar 15% na negociação fora de horas após apresentar lucros e receitas abaixo do esperado, segue agora a perder 8,11% para 583,85 dólares. Já a Microsoft, cujos resultados acima das expectativas agradaram ao mercado, segue a ganhar 5,07% para 54,69 dólares.
A contribuir para a tendência de subida estiveram os dados do PIB norte-americano no quarto trimestre de 2015, pelo facto de ficarem em linha com o que se esperava – apesar de revelarem que a economia dos EUA se expandiu a um ritmo mais lento do que no trimestre anterior.
O PIB cresceu 0,7% nos últimos três meses de 2015, a um ritmo anualizado, depois de um aumento de 2% no terceiro trimestre.
A ajudar ao optimismo dos investidores estiveram também os estímulos monetários por parte do Banco do Japão, com o anúncio de uma taxa de depósitos negativa.
Os investidores continuam também atentos às apresentações de resultados das empresas nos EUA, numa altura em que também analisam os dados macroeconómicos para tentarem perceber qual será o rumo do crescimento mundial. Isto num contexto de maior prudência por parte da Reserva Federal norte-americana.