Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nasdaq volta a perder terreno e nem a bruxaria quádrupla ajudou

As bolsas norte-americanas encerraram em ligeira alta, com excepção do Nasdaq, que continuou a ser penalizado pelo movimento de vendas no sector tecnológico.

Reuters
16 de Junho de 2017 às 22:57
  • ...

O Dow Jones fechou a sessão desta sexta-feira a somar 0,11% para 21.384,28 pontos, e o Standard & Poor’s 500 valorizou 0,03% para 2.433,15 pontos depois de ter estado a negociar no vermelho.

 

Em contrapartida, o índice tecnológico Nasdaq Composite resvalou 0,22% para terminar a valer 6.151,75 pontos.

 

Esta semana os investidores retomaram o movimento de vendas de títulos tecnológicos, dado que a perspectiva de taxas de juro mais altas fez com que as atenções se virassem para acções de sectores mais beneficiados com essa evolução.

 

Esta inversão de tendência tem estado a penalizar o Nasdaq, que fechou a semana com um saldo negativo de 1,1% e elevando para 3,4% a queda no cômputo das duas últimas semanas – a pior queda nesse período temporal desde Novembro.

 

Os títulos mais penalizados foram os da Apple, Netflix e Microsoft e nem os bons ventos da Amazon – que fechou a ganhar 2,44% para 987,71 dólares depois de anunciar que pretende comprar a Whole Foods Market por 13,7 mil milhões de dólares (12,2 mil milhões de euros) – conseguiram inverter o rumo agregado do sector.

 

Já o S&P 500 conseguiu encerrar a semana ligeiramente positivo. E na sessão de hoje esteve a negociar maioritariamente no vermelho, mas no último minuto de negociação conseguiu entrar em terreno positivo – durante um evento conhecido como "bruxaria quádrupla" ("quadruple witching").


E hoje foi dia de bruxaria quádrupla porque se deu o vencimento simultâneo de contratos de futuros e opções sobre índices e acções, tanto nos EUA como na Europa. O nome do dia faz referência aos quatro vencimentos e às bruxas.

 

Este é um dia historicamente mais volátil, segundo os analistas, especialmente nas últimas horas de negociação. Isto porque os investidores que precisam de fechar posições podem movimentar o mercado a qualquer preço, levando as cotações a oscilarem erraticamente.

 

O ‘quadruple witching’ ocorre quatro vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras dos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro.

 

Ver comentários
Saber mais Wall Street Standard & Poor's 500 Nasdaq Composite Dow Jones bolsa EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio