Notícia
Menos liquidez e menos volatilidade na bolsa em Novembro
O mês de Novembro foi negativo para a bolsa lisboeta. Além de encerrar no vermelho, a praça nacional assistiu ainda a uma quebra do valor transaccionado no mercado de capitais português.
O mês de Novembro terminou com uma desvalorização de 2,2% para a bolsa portuguesa, uma descida que foi acompanhada por uma quebra do valor negociado, mas também do nível de instabilidade do índice.
Além da descida de cotações, o PSI-20 assistiu ainda a uma quebra do valor negociado, no último mês. O montante negociado na bolsa portuguesa caiu para 2.436,3 milhões de euros, menos 4% do que no mês anterior, revela o relatório da CMVM com os indicadores mensais no mercado nacional, referentes a Novembro.
A bolsa lisboeta fechou no vermelho. Caiu 2,2%, arrastada pelas desvalorizações da banca e do grupo EDP. Ainda assim, a volatilidade na praça lisboeta também foi inferior a Outubro, mês que marcou as eleições legislativas no país. "A volatilidade do índice foi de 20,22%, abaixo dos 22,45% fixados em Outubro", avança o mesmo documento.
Em termos de valor de mercado, a capitalização bolsista da Euronext Lisbon atingiu 239.304,6 milhões de euros, "menos 2.433,4 milhões do que no mês anterior e menos 5,6% do que em Novembro de 2014", diz a CMVM.