Notícia
Morreu Rocha Vieira, o último governador de Macau
Tinha 85 anos.
Morreu o tenente-general Vasco Rocha Vieira, aos 85 anos.
O militar e político português ficou conhecido por ser o último Governador de Macau, na década de 90, e, anteriormente, Ministro da República para os Açores. Antes, entre 1976 e 1978, desempenhou funções como Chefe do Estado-Maior do Exército e foi também ministro da República dos Açores entre 1986 e 1991.
Rocha Vieira teve nas mãos o delicado processo de transferência da soberania de Macau de Portugal para a China.
Enquanto governador do território, defendeu três princípios: assegurar a autonomia de Macau, manter a identidade da região e a defesa dos interesses portugueses, tendo sempre tentado garantir a liberdade religiosa.
"Foi um capítulo que encerrou. Houve algumas coisas em que eu acho que Portugal não correspondeu como eu achei que devia corresponder, mas não sou eu que defino o interesse nacional", explicou Rocha Vieira ao jornal de Macau Ponto Final, sobre uma eventual publicação de memórias da atividade governativa.
Apesar do sucesso da transferência de poderes, esteve envolvido numa polémica sobre os financiamentos irregulares à Fundação Jorge Álvares, instituição criada perto do fim da administração portuguesa.