Notícia
Mainroad anima cotações da Sonaecom e da Nos
A Nos, que adquiriu a Mainroad à Sonaecom, somou perto de 1% na sessão de hoje. A Sonaecom, que recebeu 14 milhões pela venda, avançou mais de 3,5%. As empresas portuguesas contrariaram o pessimismo europeu.
A Mainroad – Serviços em Tecnologias da Informação foi a responsável pela valorização da Nos e da Sonaecom no arranque da semana. A empresa resultante da fusão da Zon com a Optimus ganhou perto de 1% enquanto a subsidiária da Sonae conseguiu a maior subida do último mês.
As acções da Sonaecom, empresa que ficou com a carteira de activos reduzida quando deixou de integrar a operadora Optimus, somaram 3,55% para 1,693 euros. É a valorização mais elevada desde 18 de Agosto, há mais de um mês.
Com a operação anunciada esta segunda-feira, a Sonaecom recebeu 14 milhões de euros pela venda de 100% do capital social da Mainroad, que se inseria no seu segmento de software e sistemas de informação (onde se encontra, igualmente, a WeDo). A tecnológica obteve um volume de vendas de 15,4 milhões de euros no ano passado, com um EBITDA (resultado operacional) de 1,96 milhões.
Também a Nos se animou com a aquisição. As acções da empresa liderada por Miguel Almeida fecharam com um ganho de 0,94% para os 4,73 euros, o valor mais alto desde 8 de Julho. Trocaram de mãos mais de 1,1 milhões de títulos da Nos, barreira que foi superada nas últimas cinco sessões (aliás, mais de 10 milhões na sexta-feira).
Ao fecho de mercado de segunda-feira, a Nos valia 2.437 milhões de euros enquanto a Sonaecom apresentava uma capitalização bolsista de 527 milhões de euros.
Com estas subidas, as empresas portuguesas conseguiram contrariar o sector europeu das telecomunicações, cujo índice cedeu 0,5%. Em Portugal, a Portugal Telecom recuou uns ligeiros 0,06%.