Notícia
Índice Nasdaq encerra a cair 2,19% com reduzida liquidez
O índice norte-americano Nasdaq encerrou a sessão de hoje a cair 2,19% devido à reduzida liquidez do mercado de capitais. O Dow Jones perdeu 1,33%.
O Nasdaq [CCMP] perdeu 2,19% para os 1.497,19 pontos, enquanto o Dow Jones [INDU] ao atingir os 9.517,26 pontos, caiu 1,33%.
Os analistas de mercado explicam esta queda pelo facto da reduzida liquidez do mercado ter pressionado a cotação das acções em queda com as ordens de venda introduzidas no sistema. As tensões no médio oriente poderão ser a causa do sentimento menos optimista em relação ao mercado de capitais norte-americano cujos seus principais índices iniciaram a sessão em alta.
Os receios quanto ao comportamento dos resultados das empresas manteve-se ainda que a Nokia, empresa tecnológica tenha reiterado as suas previsões relativo aos resultados líquidos.
No entanto, a finlandesa Nokia, líder mundial na produção de telefones móveis, reviu em baixa a estimativa de vendas para o segundo trimestre, estimando agora uma quebra entre 2% a 6% face ao período homólogo do ano passado.
As acções da Nokia listadas em Nova Iorque cresceram 4,58% para os 12,55 dólares (13,23 euros) .
As acções da Intel perderam 4,03%, penalizada pela revisão em baixa, na semana passada, das receitas no segundo trimestre.
Este sentimento depressivo atingiu ainda acções como a Lucent Tecnologies que escorregou 5,05% e a Oracle que desvalorizou 1,35%.
As acções dos fabricantes de medicamentos penalizaram a actuação do Dow Jones, após a Merck ter divulgado o atraso do lançamento de uma nova aplicação do medicamento contra as dores, Arcoxia. Esta empresa perdeu 4,90% no final da sessão.
A Abbott Laboratories reduziu as previsões de resultados para o segundo trimestre deste ano.
A Tyco International desceu 3,07% depois da Securities Exchange Commision (SEC), entidade que regula os mercados norte-americanos, ter reaberto as investigações às contas da empresa.
O american depositary receipt (ADR) da Portugal Telecom (PT) [PTC] fechou a perder 0,60% para os 6,67 dólares (7,03 euros), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 7,14 euros.
O ADR da Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] fechou a subir 1,59 % até aos 21,05 dólares ( 22,20 euros), enquanto em Lisboa a empresa fechou nos 2,21 euros. Cada ADR equivale a 10 acções da eléctrica nacional.