Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Indicador de inflação favorito da Fed dá novo recorde ao Dow Jones. S&P e Nasdaq recuam

Os principais índices do lado de lá do Atlântico encerraram mistos, depois de a inflação PCE ter mostrado um abrandamento dos preços nos Estados Unidos. O Dow Jones atingiu um novo máximo histórico intradiário e de fecho.

Brendan McDermid/Reuters
27 de Setembro de 2024 às 21:19
  • ...

Os principais índices em Wall Street encerraram a última sessão da semana mistos, depois de os mais recentes dados económicos terem revelado um arrefecimento da inflação. Este cenário abre assim a porta a novos cortes de juros em 50 pontos base pela Reserva Federal na próxima reunião de política monetária, a 6 e 7 de novembro.

O indicador favorito da Fed para avaliar a inflação, o índice de preços no consumo pessoal (PCE), abrandou para 2,2% em agosto em termos homólogos. No entanto, a pressão sobre os preços mantém-se, nomeadamente nos serviços. O PCE subjacente, que exclui os preços dos alimentos e combustíveis, que são mais voláteis, aumentou 2,7% face a igual mês de 2023, mais uma décima do que em julho.

"O mercado, nesta altura, está a prever uma aterragem suave, que a inflação foi derrotada e que a Fed poderá baixar as taxas diretoras sem causar muitos danos à economia", disse à Reuters Liz Young Thomas, diretora de estratégia da SoFi.

O S&P 500 cedeu 0,13% para os 5.738,17 pontos, depois de esta quinta-feira ter encerrado em máximos de fecho pela 42ª vez este ano. Já o Nasdaq Composite recuou 0,39% para 18.119,59 pontos. Por sua vez, o Dow Jones ganhou 0,33% para 42.313 pontos - o valor de fecho mais elevado de sempre. Durante a sessão o índice industrial chegou aos 42.628,32 pontos, alcançando um novo máximo histórico.

Os três índices registam assim a terceira semana de ganhos consecutiva.

Além disso, as medidas de ajuda à economia nacional chinesa anunciadas esta semana pelo governo continuam a estimular o apetite pelo risco nos mercados esta semana.

As cotadas chinesas em Wall Street continuam a viver um bom momento em bolsa, depois de o banco central chinês ter reduzido as taxas de juro e injetado liquidez no sistema bancário.

Entre os principais movimentos de mercado, a Bristol-Myers Squibb subiu 1,58%, depois de a agência reguladora ter aprovado um medicamento da empresa para a esquizofrenia. Já a Costco perdeu 1,75%, após ter divulgado receitas do quatro trimestre fiscal que ficaram abaixo do esperado.

Ver comentários
Saber mais Inflação Mercado e bolsa Nasdaq S&P
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio