Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fortes ganhos da banca e PT animam bolsa

O PSI-20 encerrou em alta a acompanhar a tendência dos congéneres europeus, que foram impulsionados pela mudança de posição de Barack Obama no que diz respeito ao aumento de impostos.

PSI-20 cai mais de 2% com 19 cotadas no vermelho
18 de Dezembro de 2012 às 16:51
  • ...

O principal índice da bolsa nacional ganhou 0,87% para os 5.687,76 pontos com 13 acções em alta, seis em queda e uma inalterada. O PSI-20 sobe, assim, pela sexta sessão consecutiva e negoceia em máximos de Fevereiro.

 

Entre os congéneres europeus a tendência também é de ganhos com os investidores optimistas em relação a um acordo nos EUA sobre o orçamento, que evite o chamado precipício orçamental.

 

Por cá, a Portugal Telecom foi o título que mais impulsionou com um ganho de 1,82% para os 3,855 euros, a recuperar parte das perdas registadas este ano, isto numa altura em que o sector de telecomunicações está a sofrer alterações significativas, com as negociações de fusão entre a Zon e a Sonaecom.

 

As acções da Sonaecom subiram 0,65% para os 1,56 euros enquanto a ZON caiu 1,21% para os 2,951 euros, depois de ter fechado a subir mais de 6% na última sessão. A Sonaecom ainda pode receber 100 milhões de Isabel dos Santos, uma vez que a posição da empresária angolana na Zon não chega para ficar com 50% da sociedade veículo, que será criado para incorporar as participações da Sonaecom e de Isabel dos Santos nas duas empresas.

 

Os analistas consideram que o estatuto de "holding", após a operação, pode castigar as acções da empresa liderada por Ângelo Paupério. No curto prazo, dona da Optimus tem maior potencial. Tanto a Zon Multimédia como a Sonaecom ganham com a fusão, mas na perspectiva dos analistas, a operação é melhor para os accionistas da empresa liderada por Rodrigo Costa.

 

A banca também foi determinante para os ganhos com BCP e BES a subirem 4,05% para os 0,077 euros e 4,08% para os 0,892 euros, respectivamente, e com Banco BPI a somar 2,12% para os 0,916 euros.

 

A impulsionar o índice esteve ainda a Sonae SGPS com uma valorização de 3,75% para os 0,719 euros.

 

As acções do Banif não negociaram na sessão de hoje. A negociação foi suspensa pela Euronext, a pedido do regulador, depois de o banco ter registado a fusão do Banif SGPS com o Banif SA na segunda-feira, dia 17 de Dezembro, no seguimento de o banco ter anunciado o registo comercial da integração da Banif SGPS na Banif SA, na segunda-feira, no final da sessão bolsista.

 

As acções da sociedade Banif SGPS serão negociadas, pela última vez, na sexta-feira, dia 21 de Dezembro. “Tal como se descreve no projecto de fusão, as acções Banif SA serão automaticamente atribuídas aos accionistas do Banif SGPS no processamento nocturno da Central de Valores Mobiliários, após a liquidação de todas as operações de bolsa relativas às acções Banif SGPS”.

 

Com o anúncio da integração, o Banif conclui o passo que faltava para poder avançar com a recapitalização. Os accionistas do Banif SGPS passarão a ser accionistas do Banif S.A, recebendo acções da segunda sociedade à razão de 1:1 em troca com as da SGPS.

 

(Actualizada às 16h59m) 

Ver comentários
Saber mais PT banca bolsa PSI-20
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio