Notícia
Fim da paralisação nos EUA leva bolsas asiáticas aos ganhos
Os índices asiáticos encerram a sessão em terreno positivo animados pelo fim da paralisação governamental nos Estados Unidos da América.
As bolsas asiáticas encerram em terreno positivo, animadas pelo fim da paralisação orçamental nos EUA. O Senado norte-americano chegou a um acordo para pôr um fim à paralisação parcial dos serviços estatais - que se estendeu por 16 dias - e para elevar o limite máximo de endividamento dos Estados Unidos. O acordo prevê a subida do tecto da dívida, ou seja, o limite máximo de endividamento dos Estados Unidos, que seria atingido hoje, dia 17 de Outubro.
Com este acordo, o valor máximo de endividamento é elevado para um valor que, acredita-se, será atingido a 7 de Fevereiro de 2014. O pacto interpartidário também prevê o levantamento da interrupção de serviços estatais, como museus e parques.
Assim, o índice japonês Nikkei, a subir 0,83%. A construtora automóvel Nissan, que negoceia na praça de Tóquio, subiu 2,2%. Este fabricante automóvel vende cerca de 34% da sua produção para os EUA.
O índice MSCI Ásia Pacífico encerrou a ganhar 0,8%.
“Pelo menos por agora há um alivio” uma vez que “ os EUA não vão entrar em incumprimento pelo menos até ao início do próximo ano” afirmou Toby Lawson, gestor da Newedge à Bloomberg. “Os investidores podem concentrar-se nos fundamentais. A Europa está a apresentar sinais razoáveis de que o pior já passou”, acrescentou.