Notícia
Euronext lança “trampolim” para ajudar start-ups e PME a entrar em bolsa
A Euronext lança o Euronext Access+, que visa ser um “trampolim” para que as start-ups e PME tenham uma transição “suave” na adaptação a outros mercados.
A Euronext quer facilitar a entrada de start-ups e PME em outros mercados da gestora das bolsas, nomeadamente, de Lisboa e Paris. "A Euronext abre agora um novo compartimento designado Euronext Access+. Desenhado para start-ups e PME, o Euronext Access+ vai auxiliar as empresas numa suave transição e na adaptação a outros mercados Euronext, nomeadamente no que respeita à comunicação com os investidores e à transparência", refere em comunicado.
A gestora da bolsa de Lisboa sinaliza que as companhias que pensam na admissão a este novo "compartimento" vão ter "apoio adicional e as suas acções terão maior visibilidade".
Os requisitos, é explicado em comunicado, para que as empresas se candidatarem ao Euronext Acess+ são: relatórios financeiros dos últimos 2 anos, incluindo contas auditadas no último ano; dispersão mínima é de um milhão de euros, obrigatoriedade de ter um "Listing Sponsor" desde a data de admissão e que acompanhe a empresa ao longo da sua experiência no mercado; e compromisso de comunicar com regularidade para o mercado.
No mesmo comunicado, é explicado que houve uma alteração dos nomes Euronext. O objectivo é facilitar a identificação da oferta Euronext. Assim, o Easynext passa a chamar-se Euronext Access, "e passa a ser a entrada para as empresas que procuram um processo de admissão simplificado". E o Alternext passa a chamar-se "Euronext Growth, um mercado com requisitos de admissão adaptados às necessidades específicas das médias capitalizações".