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Essilor e Luxottica disparam 14% após acordo de compra

As acções da fabricante de lentes francesa chegaram a disparar mais de 18% esta manhã, depois de ter anunciado que vai comprar a Luxottica, detentora de um portefólio de marcas, que inclui a Ray-Ban, Oakley e Persol.

Reuters
16 de Janeiro de 2017 às 08:44
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As acções da Essilor e da Luxottica estão a disparar em bolsa esta segunda-feira, 16 de Janeiro, depois de terem comunicado o acordo para se fundirem numa nova companhia – a EssilorLuxottica – com receitas combinadas de 15 mil milhões de euros.

Os títulos da francesa Essilor ganham 14,01% para 116,40 euros na bolsa de Paris, depois já terem disparado um máximo de 18,66%. Já as acções da Luxottica, cotada na bolsa de Milão, sobem 13,30% para 56,15 euros.

Esta segunda-feira, as empresas anunciaram que a Essilor vai comprar a Luxottica por cerca de 22,8 mil milhões de euros, num negócio que combina dois gigantes da indústria dos óculos.

Os accionistas da Luxottica, com um portefólio de marcas que inclui a Ray-Ban, Oakley e Persol, vão receber 0,461 acções da Essilor por cada título que detenham, segundo informaram as duas empresas em comunicado. A oferta é de 47,07 euros, um valor 5% inferior ao valor de fecho da Luxottica, na passada sexta-feira (49,56 euros).

A nova empresa – EssilorLuxottica – com receitas combinadas superiores a 15 mil milhões de euros, mais de 140 mil colaboradores e vendas em mais de 150 países, representará uma "plataforma de crescimento idealmente posicionada para aproveitar as oportunidades futuras", de acordo com o comunicado.

Leonardo Del Vecchio, fundador e accionista controlador da Luxottica, de 81 anos, será o chairman e CEO da nova companhia, enquanto o actual chairman e CEO da Essilor, Hubert Sagnieres, ocupará o lugar de vice-presidente da empresa.

"Com este acordo, o meu sonho de criar um grande ‘player’ global na indústria de óculos, totalmente integrado e excelente em todas as suas partes, é finalmente concretizado", afirmou Leonardo Del Vecchio, citado em comunicado. "O casamento entre duas empresas-chave nos seus sectores trará grandes benefícios para o mercado, para os funcionários e principalmente para todos os nossos consumidores. Finalmente, após 50 anos, dois produtos que são naturalmente complementares, nomeadamente óculos e lentes, serão concebidos, fabricados e distribuídos sob o mesmo tecto".

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