Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Energia penaliza bolsa em dia de pouca liquidez

O dia será marcado pela baixa liquidez nos mercados acionistas. A bolsa nacional encerra às 13h05 e só reabre na sexta-feira.

Miguel Baltazar
24 de Dezembro de 2019 às 08:11
  • 4
  • ...
A bolsa nacional abriu em queda nesta terça-feira, 24 de dezembro, a acompanhar a tendência negativa das restantes praças europeias. O PSI-20 está a negociar com 11 cotadas em queda, cinco inalteradas e apenas duas em alta.

O dia será marcado pela baixa liquidez nos mercados, devido às comemorações do Natal. Esta terça-feira, as bolsas europeias negoceiam apenas durante a parte da manhã e só voltam a abrir na sexta-feira, 27 de dezembro. O Stoxx 600 segue, assim, a negociar abaixo da linha de água, a perder 0,04% para os 418,07 pontos.

Por cá, o PSI-20 está a desvalorizar 0,54% para os 5.211,59 pontos, a ser penalizado, sobretudo, pelo setor energético.

A EDP é a cotada que regista a queda mais acentuada, superior a 1%. Também a EDP Renováveis negoceia no vermelho, assim como a Galp, que perde 0,39%. A petrolífera nacional contraria, assim, o movimento dos preços da matéria-prima nos mercados internacionais, que valorizam pela segunda sessão consecutiva.

O petróleo está a registar ganhos ligeiros, com os preços a serem impulsionados pelo corte de produção aplicado pelo Iraque, depois de a Arábia Saudita ter pressionado outros países exportadores de petróleo a cumprirem de forma mais rigorosa os cortes de produção que foram acordados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Do lado das quedas, destaque ainda para os CTT, que perdem 0,82%, e para o setor do retalho, com a Jerónimo Martins a cair 0,7% e a Sonae a recuar 0,16%. Também o BCP está a negociar no vermelho, a desvalorizar 0,39%.

A impedir quedas mais acentuadas estão apenas duas cotadas do setor papeleiro. A Semapa avança 0,15% e a Altri valoriza 0,09%.

Notícia atualizada pela última vez às 8h17 com mais informação.
Ver comentários
Saber mais psi-20 stoxx 600 petróleo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio